Doenças do Tórax

Doenças da Pleura

A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal). Em indivíduos sadios existe um fluxo constante de líquido entre essas duas camadas finas, contudo, as doenças pleurais podem causar um acúmulo de líquido entre as pleuras, o chamado derrame pleural. Dentre as causas mais comuns de derrame pleural estão a tuberculose, o câncer e a pneumonia.

Derrame pleural

O derrame pleural é a presença excessiva de líquido no espaço pleural (entre o pulmão e as costelas).

A VATS - Video Assisted Thoracic Surgery - (cirurgia com vídeo) pode ser realizada para tratar este problema das seguintes formas:

  • Ao remover o líquido espessado ou tecido fibroso que não permite a expansão pulmonar, aplicando substâncias que reduzem o acúmulo de líquido.
  • Ao inserir pequenos tubos de drenagem.

Tais procedimentos permitem o retorno do pulmão ao seu lugar e a redução dos sintomas respiratórios.

Pneumotórax

O pneumotórax ocorre quando o ar escapa ou penetra no espaço pleural (entre o pulmão e as costelas), causando um colapso total ou parcial do pulmão.

A VATS - Video Assisted Thoracic Surgery - (cirurgia com vídeo) é realizada para tratar e prevenir a repetição desse problema ou quando um tratamento prévio com a drenagem pleural é insuficiente.

Uma pequena parte superior do pulmão que contém “bolhas” é retirada e uma reação inflamatória local é criada para promover a aderência entre o pulmão e a parede torácica (a esse procedimento chamamos pleurodese).

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.