Indicadores de Qualidade

Infecção da corrente sanguínea associada a cateter venoso central - UTI


Densidade de incidência de infecção da corrente sanguínea associada a cateter venoso central na UTI Adulto comparada a média agrupada NHSN (795 UTIs americanas)

Os cateteres vasculares são amplamente empregados com a finalidade de administrar soro, medicações e monitorar as condições do pacientes.

Os cateteres vasculares que se correlacionam com maior risco de desenvolvimento de infecção são os cateteres venosos centrais e seu uso é bastante frequente no ambiente hospitalar, sendo que, só nos Estados Unidos, cerca de 5 milhões de cateteres venosos centrais são inseridos a cada ano, a maioria deles nas unidades de terapia intensiva.

Como estes cateteres são colocados dentro da circulação sanguínea, quando há infecção a partir dele, o microrganismo pode provocar danos graves a vários órgãos.

Como é feito o cálculo do indicador?

Como é feito o cálculo do indicador?

Como interpretar este indicador?

Quanto menor este número, menos infecções estão acometendo os pacientes que utilizam cateteres venosos centrais.

Ações e comparações com outros hospitais

A infecção da corrente sanguínea associada a cateter venoso central é um indicador estratégico para nossa Instituição, sendo monitorado sistematicamente. As ações para prevenção desta infecção seguem os padrões e recomendações internacionais.

Os hospitais americanos são os que mais frequentemente reportam suas taxas de infecção hospitalar em publicações periódicas (National Healthcare Safety Network Report), que incluem atualmente 1545 hospitais que utilizam a mesma metodologia para coleta de dados. Veja gráfico comparativo.

 

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.