Cirurgia

Protocolos e Diretrizes Assistênciais

Visando à segurança do paciente, o Hospital Israelita Albert Einstein vem trabalhando nas questões relacionadas à cirurgia segura, adotando o "Time out" e "Marcação do sítio cirúrgico" (lateralidade).

  • Time Out: é um procedimento que deve ser feito na sala em que a cirurgia, anestesia/sedação ou procedimento invasivo será realizado, imediatamente antes do início do procedimento e antes da indução anestésica. Neste momento, a enfermagem confere, em voz alta, na presença do médico e do anestesista, os itens de verificação: paciente certo, procedimento certo, local certo, equipamentos, materiais (incluindo implantes e próteses) e medicamentos certos, documentação certa (prontuário do paciente).
  • Marcação do sítio cirúrgico (lateralidade): aplicável em todos os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgico e terapêutico invasivo que impliquem em lateralidade – direita, esquerda ou ambas, estruturas múltiplas (órgãos em pares) ou níveis múltiplos (níveis da coluna, por exemplo). Deverá ter o local de intervenção demarcado pelo cirurgião, médico executor do procedimento ou profissional médico por ele indicado.

Estas ações fazem parte das exigências da Joint Commission International (JCI), entidade norte americana que certifica serviços de saúde. Estas práticas internacionais são baseadas em evidências que visam à prevenção de erro em cirurgias e/ou procedimentos invasivos, sendo eles: local de intervenção errado, procedimento errado e/ou paciente errado.

O Einstein também trabalha instituindo diretrizes assistenciais, que são normas assistências definidas pela instituição, na monitorização contínua de indicadores de qualidade. Sendo assim, são desenvolvidos os Protocolos Gerenciados, para garantir melhor qualidade de assistência e segurança ao paciente.

O que é e qual a importância de um Protocolo Gerenciado?

Os Protocolos Gerenciados são diretrizes assistenciais que monitoram continuamente indicadores de qualidade para garantir uma prática clínica com qualidade e segurança ao paciente.

Protocolo Gerenciado em Cirurgia Robótica

Este protocolo tem por objetivo padronizar o procedimento de cirurgia robótica nas diversas especialidades, baseado em evidência científica, visando melhor resultado possível.

Protocolo Gerenciado em Obesidade

Tem como objetivo estabelecer condutas adequadas para diagnóstico, classificação e tratamento da obesidade severa, nos pacientes atendidos no Centro de Cirurgia da Obesidade Einstein atendendo, assim, as necessidades individuais dos pacientes.

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.