Instalações

UTI Neonatal

A UTI Neonatal do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) – primeira no Brasil a receber a certificação de qualidade pela Joint Commission International, dispõe de infraestrutura para atendimento do recém-nascido de alto risco ou que necessite de cuidados especiais.

Modernos equipamentos e recursos tecnológicos, equipe multiprofissional especializada, medicina diagnóstica e banco de sangue estão disponíveis 24 horas.

É especializada em gêmeos e prematuros, pois conta com programas desenvolvidos especialmente para esse tipo de paciente, com orientações específicas aos pais ou profissionais que cuidarão desses recém-nascidos em casa.

Dentro da UTI Neonatal há unidade especializada em berçário de alto-risco para tratamento de recém-nascidos com mal-formação, sendo possível acompanhamento pós-operatório de grandes cirurgias como, por exemplo, cirurgias cardíacas neonatais.

Focando sempre na humanização do atendimento, a UTI neonatal permite que os pais permaneçam 24 horas ao lado de seus filhos.

Humanização no atendimento

  • Acesso livre dos pais à UTI Neonatal e incentivo a que permaneçam no setor para terem contato direto com o bebê, exceto em situações de emergência ou execução de procedimentos.
  • Aplicação do Método Canguru na UTI Neonatal: favorece o contato pele a pele entre o bebê e sua mãe/pai e auxilia na recuperação do bebê. O método é assim chamado devido à semelhança com o canguru que carrega seu filhote em sua bolsa. Muitos benefícios foram comprovados como a melhora dos batimentos cardíacos, do ritmo respiratório e a manutenção da temperatura corporal do bebê, além de favorecer o aleitamento materno.
  • Irmãos são bem vindos na UTI Neonatal. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar o vinculo precoce entre irmão e recém-nascido e a unidade familiar. A visita é agendada com a psicóloga da unidade após preenchimento de questionário sobre as condições de saúde da criança a fim de afastar qualquer situação de risco.
  • Familiares e amigos também podem visitar o bebê na UTI Neonatal para apoio ao casal (2 vezes ao dia, 1 visitante em cada horário).
  • Grupo de pais da UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários: encontro semanal com os pais, psicóloga, enfermeira e neonatologista com objetivo de acolher os pais que vivenciam a internação de um bebê. Abrange também questões educativas a respeito dos cuidados do bebê.
  • Horário do silêncio (3 vezes ao dia): a UTI Neonatal é escurecida e nenhum procedimento eletivo é realizado neste período. Isso permite um horário de descanso efetivo aos recém-nascidos além de trazer tranquilidade ao ambiente e reduzir estresse da equipe.
  • Sala das mães: espaço exclusivo destinado aos pais que estão com filhos na UTI Neonatal, com armários privativos e lanche disponível.
  • Banco de leite: com intuito de promover o aleitamento materno, contamos com um banco de leite que auxilia na coleta de leite materno e realiza controles de qualidade para fornecimento de leite materno ao bebê, caso ele apresentar dificuldades com a amamentação ou necessitar de cuidados especiais. O leite da mãe é destinado ao próprio filho(a).
  • Assistência no aleitamento materno: equipe especializada em assistir as mães e os recém-nascidos em situações especiais, dessa forma temos conquistado alta percentagem de recém-nascidos em aleitamento quando recebem alta hospitalar.
  • Orientação in locco de babás do recém-nascido da UTI/CI: é passada orientação a fim de garantir que observem os cuidados necessários no banho, administração de medicamentos e na administração da dieta evitando desconforto do recém-nascido.
  • Orientação quanto ao transporte com segurança dos recém-nascidos, prematuros ou com necessidades especiais: é solicitado aos pais para trazerem a “cadeirinha do carro” antes da alta hospitalar. O recém-nascido é posicionado na cadeirinha e monitorizado para observação. O objetivo é avaliar principalmente a postura do recém-nascido, para fazer os ajustes necessários e garantir o transporte seguro.
  • Cuidado focado: cada enfermeira cuida de até 2 recém-nascidos.

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.