Orientação para pacientes

Sinovite Transitória do Quadril de Criança

Sinovite Transitória do Quadril é um problema inflamatório, autolimitado e não específico, que envolve a articulação do quadril - localizada entre a bacia e a coxa. Como o próprio nome diz, é transitório e se cura espontaneamente.

Sinais:

  • A criança está mancando ou não consegue apoiar o membro inferior no solo.
  • Sente dor localizada na face anterior (na parte da frente) do quadril e da coxa, podendo atingir o joelho.
  • Frequentemente a doença ocorre durante ou após um quadro viral. Porém, algumas vezes, a dor no quadril aparece antes.
  • Algumas doenças alérgicas também podem desencadear um processo inflamatório nas articulações, semelhantes à sinovite transitória.
  • Geralmente a movimentação do quadril é acompanhada de dor.

Recomendações:

  • Mantenha a criança em repouso, na posição mais confortável, evitando ao máximo que ela sustente o peso do próprio corpo com os pés no solo.
  • É possível que o médico solicite exames complementares para identificar a doença e descartar outros diagnósticos. A radiografia simples não identifica a sinovite, porém pode afastar outras causas de dor no quadril da criança.
  • Medicamentos podem ser prescritos - como analgésicos e anti-inflamatórios -, que devem ser utilizados conforme orientação médica.

Como a evolução da Sinovite Transitória do Quadril pode variar e a exclusão de diagnóstico diferencial é importante após alguns dias.

Para melhor acompanhamento, após a consulta no Pronto Atendimento, deve-se agendar retorno com seu médico particular, levar os exames solicitados e realizar o acompanhamento ambulatorial. Essa nova avaliação deve ser feita em aproximadamente uma semana.

Se você não possui um médico particular, entre em contato com o Hospital Israelita Albert Einstein pelo telefone (11) 2151-1233, opção 3, e solicite a indicação de um Ortopedista, especialista em Pediatria.

 

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.