Reabilitação

Facebook Twitter Youtube Google+ Instagram Linkedin Flickr   |  diminuir letra aumentar letra

Hidroterapia

Fisioterapia Aquática

É um recurso terapêutico de grande relevância para as várias áreas de atuação fisioterapêutica.

Aplicado em uma piscina termo aquecida, com objetivo de prevenir doenças, promover e manter a saúde, tratar, curar e reabilitar distúrbios funcionais e reintegrar o indivíduo na sociedade, por meio da utilização de técnicas especialmente desenvolvidas para este fim.

Piscina terapêutica

Estrutura artificial que engloba o reservatório de água e áreas anexas. Proporciona aos pacientes e profissionais condições de trabalho, higiene, acessibilidade, conforto e segurança, permitindo uma abordagem lógica, confiável e de resultados eficientes.

Método Halliwick

Criado por James Mac Millan em 1949 é uma metodologia que, através de seu programa dos 10 pontos, ensinar aos pacientes habilidades diversas na água possibilitando movimentação segura e independente. Baseia-se em princípios científicos e nas reações do corpo quando imerso na água.

Método Bad Ragaz

Técnica que se desenvolveu nas águas termais da cidade de Bad Ragaz – Suíça nos anos 30, aperfeiçoando-se na Alemanha nos anos 50. É um programa de importância na recuperação de condição músculo-esqueléticas, no condicionamento pré e pós-cirúrgico e em algumas afecções reumáticas e neurológicas.

Método Watsu

O Shiatsu na água (Water shiatsu – Watsu) é uma prática pioneira de trabalho corporal que, desenvolvida por Harold Dull nos anos 80, tem demonstrado alta eficiência no relaxamento, alívio de dores e redução do estresse físico e emocional.

Hold / Relax - Prende / Solta

Técnica usada para aumentar a mobilidade articular, principalmente quando o fator limitante é o espasmo muscular. A flutuação é utilizada para manter o movimento.

Exercícios hidroterápicos para gestantes

Exercícios terapêuticos na piscina visam amenizar problemas decorrentes das diversas transformações e alterações fisiológicas, mecânicas e psicológicas que o corpo da mulher é submetido durante o período gestacional. Na água eles podem ser realizados de forma mais intensa com movimentos mais amplos, em posições impossíveis de serem adotadas em solo, com segurança e com conforto para a gestante.

Co-contrações

Técnica que utiliza contratações musculares repetidas, isométricas ou isocinéticas, a fim de educação ou reeducação de movimentos, desenvolver a força e a resistência muscular.

Hidrocinesioterapia

Técnica que utiliza atividades globais, sem a preconização de um único método, a fim de promover a educação e reeducação dos movimentos, força e resistência muscular.

Turbilhonamento

Jatos a fim de promover analgesia, melhora do retorno venoso e relaxamento muscular.

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.