Fisioterapia

Facebook Twitter Youtube Google+ Instagram Linkedin Flickr   |  diminuir letra aumentar letra

Programa de reabilitação pulmonar

Por muitos anos, o padrão de cuidados a pacientes pulmonares incluíam inatividade e descanso. O programa de reabilitação pulmonar encoraja exatamente o oposto e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuir a dispnéia (falta de ar), resgatar a integração social, promovendo condicionamento físico e estimulando a máxima independência nas atividades de vida diária e retorno à atividade produtiva e/ou lazer.

Estudos recentes têm demonstrado os benefícios da reabilitação pulmonar, pois envolvem os pacientes ativamente nos cuidados com sua própria saúde. Os programas têm sido desenvolvidos baseados na prevenção, na terapêutica e nos princípios de utilização de técnicas específicas de treinamento e estratégias para aumentar a capacidade física.

A reabilitação pulmonar tem como alvo os pacientes portadores de doenças pulmonares obstrutivas crônicas (como o enfisema, a bronquite crônica e a asma brônquica), além de pacientes com problemas restritivos) como os portadores de doenças neuromusculares, fibrose pulmonar e cifoescolioses).

O programa de reabilitação pulmonar consiste em um período de avaliação que contará com as seguintes etapas:

  • Teste de caminhada de 6 minutos
  • Avaliação de força dos músculos respiratórios
  • Medida de pico de fluxo expiratório;
  • Ventilometria;
  • Avaliação da oximetria nas atividades de vida diária;
  • Teste incremental de membros inferiores (MMII) para determinar a carga de treinamento;
  • Teste de endurance de MMII
  • Teste incremental de membros superiores (MMSS)
  • Avaliação da qualidade de vida (Questionário St Georges)
  • Avaliação nutricional;

Após essa avaliação os pacientes são submetidos a um período de treinamento, realizado três vezes por semana durante três meses.

O programa inclui treinamento aeróbio em esteira ergométrica (com auxílio de oxigenoterapia se necessário), exercícios de fortalecimento de MMSS e MMII, alongamentos, aulas individualizadas sobre a utilização e a importância do exercício no processo de reabilitação, orientação quanto a técnicas de conservação de energia e utilização correta de medicamentos inalatórios.

Todas as sessões são realizadas com o paciente monitorado.

Ao final do programa são reavaliados e recebem, assim como seu médico, relatório comparando os resultados iniciais e finais.

A divulgação dos resultados do Programa de Reabilitação Pulmonar do HIAE já nos rendeu 5 trabalhos apresentados em congressos de relevância, em particular dois no exterior, no ATS (American Toracic Symposium).

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.