Transplante de Órgãos

Indicações

Os transplantes são indicados para pacientes portadores de doenças graves, agudas ou crônicas, e que não possuem outra forma de tratamento com comparada eficácia.

De forma geral os transplantes têm as seguintes indicações:

Transplante de Fígado

Cirrose Hepática

A cirrose é uma doença irreversível do fígado, geralmente provocada pela hepatite C ou pelo consumo de álcool, embora um grande número de outras doenças possa levar ao mesmo problema. Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas, enquanto outros podem desenvolver sintomas graves e debilitantes. O transplante de fígado pode ser indicado, quando a função do fígado está prejudicada demais para permitir ao paciente uma boa sobrevida em longo prazo, mas esta avaliação deve ser individualizada.

Câncer do Fígado

Pacientes com cirrose podem desenvolver câncer no fígado, sobretudo quando a doença encontra-se associada à hepatite C. Indivíduos com hepatite B e outras formas mais raras de doença do fígado também podem apresentar câncer no fígado mesmo na ausência de cirrose. Diversas modalidades de tratamento são possíveis incluindo procedimentos e cirurgias que visam destruir ou remover o tumor, o próprio transplante de fígado ou tratamentos medicamentosos. A escolha por uma destas formas de tratamento depende da maneira como a doença se apresenta e somente um médico capacitado é capaz de fazê-la.

Hepatite Fulminante (Insuficiência Hepática Aguda Grave)

Esta é uma forma rara de hepatite aguda, na qual o fígado sofre uma lesão rápida e muito intensa e cujo resultado é sua destruição completa em dias ou semanas. Trata-se de uma situação grave e de alta complexidade, na qual o diagnóstico precoce e a qualidade do atendimento que se segue têm importante impacto na sobrevivência. Na maioria dos casos é necessário um transplante de fígado em caráter de urgência.

Outras doenças

Diversas outras doenças podem ser tratadas com o transplante de fígado, entre elas tumores raros, doenças do metabolismo, na qual o fígado é a sede do problema. Porém, só o médico especialista é que poderá indicar o melhor tratamento para o paciente.

Transplante de Rim

As indicações para transplante de rim estão, principalmente, voltadas aos pacientes em tratamento de hemodiálise ou em diálise peritoneal. Em algumas situações os indivíduos com insuficiência renal avançada, pouco antes da necessidade de iniciar alguma das formas de diálise, podem ter o transplante como opção. As principais causas de insuficiência renal crônica são diabetes e hipertensão arterial, entre outras.

Transplante simultâneo de Pâncreas-Rim

Esse tipo de transplante é indicado para alguns pacientes portadores de diabetes melitus insulino-dependente e com insuficiência renal crônica, que se encontram em diálise ou muito próximo do seu inicio.

Transplante de Pulmão

As principais indicações são: enfisema, fibrose pulmonar, bronquiectasias (incluindo fibrose cística) e hipertensão arterial pulmonar.

Transplante de Coração

Está indicado a pacientes com doenças do miocárdio em estágio final causadas, na maioria das vezes, por doença de Chagas, infartos ou problemas congênitos.

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.