Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia

Infraestrutura

Em seus serviços o CETEC disponibiliza os mesmos equipamentos utilizados na prática profissional, o que proporciona procedimentos mais próximos da realidade. Conta com salas cirúrgicas e de radiologia intervencionista e laboratório de patologia experimental em quase mil m2.

A estrutura projetada é do tipo bloco único com divisões internas que separam áreas destinadas à manipulação daquelas de controle, serviços e descarte.

Entre as áreas específicas estão laboratórios de experimentação, procedimentos cirúrgicos (sala de arco C, sala de operação e sala de preparo e recuperação), sala de aula com equipamento para videoconferência, áreas administrativa e de apoio (lavagem, esterilização e farmácia).

A arquitetura atende as recomendações nacionais e internacionais, incluindo normas da Association for Assessment and Acreditation of Laboratory Animal Care (AAALAC), Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONCEA) e da Comissão Técnica de Biossegurança (CTNBio).

Projetadas para atender aos quesitos de iluminação, ruído, umidade e temperatura preconizados nas legislações nacionais e internacionais, as instalações apresentam estrutura de distribuição de alimentos e coleta de resíduos atendendo as diretrizes legais de biossegurança.

Instalação e equipamentos

 

O centro cirúrgico possui capacidade para até 40 pessoas. É equipado com aparelhos de anestesia inalatória, monitores para análise de eletrocardiograma, oximetria, pressão não invasiva e respiração. Além dos equipamentos de mensuração fisiológicas e emergenciais, a sala é composta por mesas cirurgicas eletrohidráulica multifuncional e focos cirurgicos com câmara e capacidade de zoom, auxiliando no ensino remoto dos procedimentos ocorridos no centro cirúrgico para a sala de aula.

Procedimentos específicos são realizados na sala de radiologia intervencionista, sala equipada com Arco Cirúrgico. As imagens hemodinâmicas são transferidas para um workstation, para posterior gravação das imagens e documentação de dados dos projetos realizados.

​​​
Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em 29/09/2014


Compartilhe