Blog Einstein

.......................
21
Jun

Descobrir um nódulo no pulmão é grave?

Autor: Dr. Ricardo Sales dos Santos - Cirurgião do Tórax e Coordenador do Centro de Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva do Einstein
Categoria: Proteja-se

O nódulo pulmonar é um achado relativamente frequente nos exames de imagem, em especial a tomografia. Felizmente, na maioria das vezes tem uma causa benigna, ou seja, pode ser uma cicatriz de uma doença curada no pulmão, algum tipo de inflamação ou infecção mantida em um lugar delimitado para defender o resto do organismo. O contato com pessoas com tuberculose pode gerar uma reação e daí surgir um nódulo, por exemplo.

Os nódulos que têm aspecto benigno (e isso somente o especialista pode avaliar) podem ser acompanhados por um período, sem a necessidade de biópsia, isso principalmente quando não existem sintomas, o que é o mais comum de acontecer: nódulo no pulmão geralmente não dói.

Entretanto, em pessoas que fumam ou fumaram por muito tempo, o achado de um nódulo pulmonar é mais preocupante, pois pode representar um câncer no pulmão. Em 90% das vezes que diagnosticamos o câncer de pulmão, a pessoa é ou foi fumante. O nódulo em pessoas que foram tratadas ou possuem câncer em outras partes do corpo pode representar uma metástase pulmonar, isso é, a mesma doença manifestada em outro lugar.

Rastreamento dos nódulos

Nos Estados Unidos, recentemente foi divulgado um estudo no qual mais de 50 mil pessoas fumantes foram acompanhadas com tomografia ou raio-X anual com a intenção de detectar o câncer de pulmão precocemente, tal como a mamografia. Veja aqui!

Os resultados mostraram uma redução importante na mortalidade por câncer de pulmão, sendo essa melhora superior a 20%. O câncer de pulmão encontrado na fase de nódulo pulmonar é curável com a cirurgia em mais de 70% das vezes. Técnicas cirúrgicas minimamente invasivas (inclusive a robótica) permitem o diagnóstico e o tratamento dos nódulos pulmonares com segurança e mínima dor.

As pessoas que fumam por mais de dez anos devem, em primeiro lugar, tentar a todo custo parar de fumar e procurar o seu médico para a investigação dos males relacionados ao cigarro (incluindo, é claro, as doenças do coração).

Ter um nódulo pulmonar não é grave; o problema é não saber o que fazer com ele.

Mas pode ficar tranquilo(a), pois já existem protocolos médicos que ajudam a acompanhar com segurança ou indicar a retirada do nódulo, quando suspeitos para doenças graves. O especialista em tórax (cirurgião do tórax ou pneumologista) é quem deve avaliar a situação de forma abrangente para encontrar a melhor solução, integrada com outros especialistas (radiologista, infectologista, oncologista, patologista etc.).

A melhor forma de tratamento do câncer continua sendo a sua prevenção e o diagnóstico precoce.

Compartilhe

Deixe um comentário

* *

* Caracteres restantes: 500

* Campos Obrigatórios

27/9/2012 10:32:48

Einstein.br

Olá Luísa, obrigado por compartilhar a experiência do seu marido conosco. Estamos na torcida para que tudo dê certo. Continue acompanhando nosso blog.

17/9/2012 16:02:48

GLEIDE MARA MARINHO

Boa tarde. tenho 49 anos e como tenho asma leve e vinha com eritrocitose discreta e fui tabagista durante 30 anos- mas fumando so durante as noites em media 5 cigarros, fiz uma tomografia de torax que revelou um micronodulode2mm, mole em base de hte. Fico preocupada e nao gosto da expectativa de reavalialçao em 6 meses com tomo... neste caso nao seria melhor faze esta puncao? OBRIGADO

Resposta:

Olá Gleide, obrigado por visitar o nosso blog. Pequenos nódulos pulmonares são comumente encontrados em tomografias do tórax. Sendo o tamanho esse mesmo, 2 mm, até em pacientes de alto risco (definidos pela idade e carga tabágica). O recomendado não seria repetir o exame em 6 meses, mas sim após um ano até completarem 74 anos. A sua idade e quantidade que fumou não a colocam em alto risco; mas sim o risco da população geral, baixo. Outro aspecto que citou foi a consistência do nódulo sendo “mole”, isso em geral não é possível definir por exames de imagem. Os nódulos indefinidos são aqueles com ausência de cálcio ou outras características que possam classificá-lo como “benigno” com maior grau de certeza. Vale a pena consultar um especialista, Pneumologista ou Cirurgião do Tórax, para que você possa receber uma orientação mais completa. Entretanto, acredito que em seu caso, a punção não está indicada e nem tão pouco repetir em tão curto espaço de tempo. Caso tenha interesse em consultar um dos nossos especialistas, entre em contato com o Fone Saúde no telefone (11) 2151-1233 ou e-mail fonesaude@einstein.br. Nossa equipe está à disposição. Dr. Ricardo Sales dos Santos Coordenador, Centro de Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva

9/8/2012 20:30:32

Luísa

olá . há alguns dias escrevi aqui no blog que meu marido está com 2 nodulos no pulmao e parece que já não muito pequenos , um com 11 mm e outro com 13 mm , agora venho dizer que ele já fez um exame em medicina nuclear chamado PET-FDG , foi muito caro , paguei 1400 Euros , estou aguardando o resultado nos proximos dias mas acho que vale a pena fazer esse exame porque assim atraves de TAc ficasse a saber logo se é maligno ou benigno

31/7/2012 17:38:04

Einstein.br

Olá Helena, obrigado pela visita em nosso blog. Para fornecer qualquer opinião e definição de um diagnóstico, você precisa ser avaliada por um médico. Sugerimos que você consulte um especialista em pulmão para uma avaliação completa e definição do melhor tratamento. Continue nos acompanhando.

28/7/2012 22:12:02

Helena

Gostaria de uma informação , no mês de março fiz uma tomografia computatorizada e fui informada pelo pneumologista que eu tinha 2 nódulos pulmonares , os dois muito pequenos. Só que estou com uma tosse que não passa há meses, estive com a alergista e ela me disse que terei que acompanhar estes nódulos. Será que estes nódulos podem ser câncer? Nunca fumei. Como tirar as dúvidas

27/7/2012 10:46:40

Einstein.br

Olá Ciley, agradecemos a sua visita em nosso blog. A informação que você precisa só pode ser fornecida por um médico após avaliar o resultado da sua ressonância magnética. Sugerimos que você aguarde a consulta com o especialista para definição de um diagnóstico correto. Ai sim, ele poderá indicar o melhor tratamento e te dar todas as orientações necessárias. Desejamos boa sorte. Continue nos acompanhando por aqui.

26/7/2012 18:38:39

ciley

ola boa tarde moro em porto velho ro gostaria muito saber caso poder me ajudar fiz uma resonancia magnetica e deu atelectasia laminar e esteatose hepatica o que vem a ser nao e cancer ou e obrg se acaso poder me responder

26/7/2012 9:16:26

einstein.br

Olá Ci, obrigado pela sua visita em nosso blog. Não temos como esclarecer sua dúvida por este canal, pois este tipo de informação requer uma avaliação mais detalhada. Sugerimos que você consulte o médico que está lhe acompanhando para orientação. Boa sorte.

25/7/2012 12:55:07

ci

bom dia gostaria de saber se um nodulo com opacidade em vidro fosco mal delimitado localizado no segmento anterior do loboi nferior direito medindo cerca 4mm inespecifico pode ser chamado de um cancer com este tamanho obrigado

19/7/2012 8:54:35

Einstein.br

Olá Lenilda, Agradecemos o seu contato. Todas as suas dúvidas só podem ser sanadas após avaliação por um especialista na área. Infelizmente não temos como dar um diagnóstico ou falar qual o melhor tratamento para o seu caso, sem antes examiná-lo pessoalmente. Aconselhamos você a procurar um médico e fazer uma avaliação de saúde completa. Caso seja do seu interesse, o Einstein terá o prazer em atendê-lo. É só entrar em contato com a Fone Saúde, 11 2151-1233, opção 3, e marcar uma consulta com um dos nossos especialistas. Você também pode dispor do serviço de Indicador Médico pelo nosso site, acessando a página do Indicador Médico http://www.einstein.br/hospital/Paginas/indicador-medico.aspx. Obrigado pela visita e continue nos acompanhando em nosso blog!

18/7/2012 14:33:45

lenilda ditchun

meu marido fez uma tomografia constatou nodulo no pulmao com0,6cm e micronodulos com até 0,3cm isso pode ser cancer?

17/7/2012 8:42:39

Einstein.br

Olá Rosimara, Agradecemos o seu contato. Para uma avaliação mais detalhada e precisa, você deve procurar o médico que acompanha seu caso. Só ele pode esclarecer todas as suas dúvidas. Caso queira, disponibilizamos duas formas de indicação médica. Por meio da nossa Central Médica, pelo telefone 11 2151-1233, ou pelo nosso site http://www.einstein.br/hospital/Paginas/indicador-medico.aspx. Obrigado pela visita e não deixe de nos acompanhar!

17/7/2012 8:40:25

Einstein.br

Olá Gesabel, Agradecemos o seu contato. Todas as suas dúvidas só podem ser sanadas após avaliação por um especialista na área. Infelizmente não temos como dar um diagnóstico ou falar qual o melhor tratamento para o seu caso, sem antes examiná-lo pessoalmente. Aconselhamos você a procurar um médico e fazer uma avaliação de saúde completa. Caso seja do seu interesse, o Einstein terá o prazer em atendê-lo. É só entrar em contato com a Fone Saúde, 11 2151-1233, opção 3, e marcar uma consulta com um dos nossos especialistas. Você também pode dispor do serviço de Indicador Médico pelo nosso site, acessando a página do Indicador Médico http://www.einstein.br/hospital/Paginas/indicador-medico.aspx. Obrigado pela visita e continue nos acompanhando!

15/7/2012 16:52:06

Rosimara

Ola estou muito preocupada ,fui encaminhada p/uma reumatologista com suspeita de esclerodermia,que me solicitou um tc de torax, que constou ,nodolos calcificados de aspecto sequelar em sitoaçao paracardiaca á direita, é grave?

13/7/2012 20:29:43

GESABELFERREIRA

entao estava com a gripe hn1hn1 e depois descobri que to com nodulo calcificado o que isso sgnifica grato

12/7/2012 15:10:28

Einstein.br

Olá Nazaré, Agradecemos o seu contato. Todas as suas dúvidas só podem ser sanadas após avaliação por um especialista na área. Infelizmente não temos como dar um diagnóstico ou falar qual o melhor tratamento para o seu caso, sem antes examiná-lo pessoalmente. Aconselhamos você a procurar um médico e fazer uma avaliação de saúde completa. Caso seja do seu interesse, o Einstein terá o prazer em atendê-lo. É só entrar em contato com a Fone Saúde, 11 2151-1233, opção 3, e marcar uma consulta com um dos nossos especialistas. Você também pode dispor do serviço de Indicador Médico pelo nosso site, acessando a página do Indicador Médico http://www.einstein.br/hospital/Paginas/indicador-medico.aspx

12/7/2012 14:47:37

Einstein.br

Olá Ana Paula, Agradecemos o seu contato. Para uma avaliação mais detalhada e precisa, você deve procurar o médico que acompanha seu caso. Só ele pode esclarecer todas as suas dúvidas. Caso queira, disponibilizamos duas formas de indicação médica. Por meio da nossa Central Médica, pelo telefone 11 2151-1233, ou pelo nosso site http://www.einstein.br/hospital/Paginas/indicador-medico.aspx. Obrigado pela visita e continue nos acompanhando em nosso Portal.

12/7/2012 14:13:07

Einstein.br

Olá Luisa, Todas as suas dúvidas só podem ser sanadas após avaliação por um especialista na área. Infelizmente não temos como dar um diagnóstico ou falar qual o melhor tratamento para o seu caso, sem antes examiná-lo pessoalmente. Aconselhamos você a procurar um médico e fazer uma avaliação de saúde completa. Caso seja do seu interesse, o Einstein terá o prazer em atendê-lo. É só entrar em contato com a Fone Saúde, 11 2151-1233, opção 3, e marcar uma consulta com um dos nossos especialistas. Você também pode dispor do serviço de Indicador Médico pelo nosso site, acessando a página do Indicador Médico http://www.einstein.br/hospital/Paginas/indicador-medico.aspx.

11/7/2012 12:07:54

luisa

estou muito preocupada com a saúde do meu esposo, há 5 anos atras ele teve tuberculose, actualmente está completamente curado mas a efizema pulmponar devido ao tabaco aumentou e como já não bastasse apareceu 2 nodulos no pulmão , um é de 11 mm e outro de 13 mm , sei tambem que 1 desses nodulos é calcionado e outro não calcionado, não sei o que isto quer dizer e não sei se devido ao tamanho dos nodulos é algo muito grave por favor ajude me a perceber o que que se está a passar com o pulmão dele

8/6/2012 21:22:00

ana paula

minha mae tem um nodulo no pulmão pode ser grave?

Página: 1 de 2    Anterior   Próximo

Busca
Posts

ACESSADOSCOMENTÁRIOSRECOMENDADOS

Vídeo

Seu filho come de tudo?

Você sabe escolher adequadamente a alimentação do seu filho? A nutricionista Patrícia Modesto dá dicas práticas de como despertar o interesse dos pequenos pelas refeições saudáveis.
Arquivos
Instagram
Twitter
Facebook