Bem-estar e Qualidade de Vida

Facebook Twitter Youtube Google+ Instagram Linkedin Flickr   |  diminuir letra aumentar letra

Como cuidar dos cabelos no verão?

Durante a estação mais quente do ano, além dos dias contarem com maior incidência de luz, as pessoas tendem a ficar mais tempo expostas ao sol, à água do mar, ao cloro das piscinas e até mesmo aos ventos.

Como cuidar dos cabelos no verão?

Esses agentes físicos podem ser nocivos ao cabelo, porque lesam a cutícula que recobre os fios, provocando desidratação e, eventualmente, o aparecimento das chamadas pontas duplas.

Além do uso de hidratantes e protetores solares específicos, que evitam estragos mais profundos, recomenda-se a lavagem dos cabelos logo após o banho de piscina ou de mar – com água corrente e doce – e a imediata reaplicação do filtro após o enxágue.

Vale ressaltar que os produtos fabricados para o rosto ou para o corpo não correspondem às necessidades dos fios. "O mais importante para a saúde dos cabelos realmente é tentar mantê-los limpos e hidratados", afirma o dermatologista do Einstein, Dr. Beni Grinblat.

"É sempre melhor usar produtos específicos para o cabelo. E, principalmente durante o verão, fazer hidratação no salão de cabeleireiro com frequência também ajuda", complementa.

Chapéus e bonésChapéus e bonés

Acessórios para a cabeça, como chapéus e bonés, não fazem mal e devem ser usados para proteger não somente a pele do rosto, mas também os cabelos e o couro cabeludo dos raios ultravioleta. Já existem até alguns modelos fabricados com tecido especial para proteção solar.

Silicone

Os produtos com silicone – facilmente encontrados em lojas de beleza, em forma de cápsulas, spray ou serum – também são uma boa ideia para os cuidados com o cabelo no verão.

Apesar de não eliminar a necessidade do filtro solar, o silicone forma uma película que protege os fios e diminui o contato direto da água do mar com o cabelo, reduzindo o ressecamento.

Tinturas e tratamentos químicos

Para as mulheres que usam tinturas ou fizeram outros tratamentos químicos, o filtro solar capilar é importante, pois previne o desbotamento da cor e prolonga a ação do tratamento. Além disso, se o cabelo já tiver sido danificado, a coloração pode não ficar uniforme ao ser tingido novamente.

Cabelos loiros

Por sua própria composição, os fios mais claros correm risco de ficar esverdeados ao contato excessivo com a água da piscina. A recomendação é protegê-los previamente com cremes adequados, que funcionam como películas protetoras.



Publicada em dezembro/2010

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.