Nutrição

Facebook Twitter Youtube Google+ Instagram Linkedin Flickr   |  diminuir letra aumentar letra

Sucos: saúde e sabor

Sol, calor, praia. O verão está aí e à medida que a temperatura aumenta lá fora, nosso organismo precisa regular sua temperatura interna. Isso é feito pelo suor, ou seja, por meio de perda de água, o que exige maior reposição de líquidos para evitar a desidratação. Uma das melhores formas de fazer essa reposição e refrescar-se – além de complementar a alimentação de maneira saudável – é apostar nos sucos naturais, ricos em vitaminas, sais minerais e fibras.

Sucos: saúde e sabor

Segundo Rosana Raele, nutricionista do Centro de Medicina Preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), os melhores horários para ingerir sucos são os intervalos das refeições e o café-da-manhã, sempre dando preferência aos preparados com frutas frescas.

"É preciso estar atento ao preparo e ao consumo dos sucos. Em alguns casos, como o da vitamina C, que oxida, o ideal é consumir logo após o preparo. Caso contrário, a bebida perde suas propriedades nutrientes", explica.

Não há restrição para a quantidade ingerida. "Lembre-se de que a sede é um sinal tardio da falta de água, devendo-se ingerir líquidos antes mesmo de senti-la para manter o nível de hidratação", aconselha a nutricionista.

 

Criatividade no copo

Já se foi o tempo em que suco era feito apenas com laranja ou limão. Combinar frutas garante mais nutrientes e sabores inusitados. "Misturar duas ou mais frutas, além de legumes e hortaliças, é uma forma de enriquecer a alimentação", ensina Rosana.

Folhas verdes, como couve e agrião, e hortaliças, como cenoura e beterraba, aumentam o valor nutritivo dos sucos, por serem fontes de vitaminas, minerais e fibras. E com uma vantagem: não alteram muito o valor calórico.

As combinações de frutas e legumes dependem muito do gosto e da criatividade de cada um. E vale a pena arriscar. Basta apenas ter cuidado com frutas de sabores marcantes, como a banana, que podem se sobrepor às demais e comprometer o resultado final.

Para ter sabor equilibrado, a dica é misturar frutas ácidas (por exemplo, laranja e abacaxi) com as mais neutras (como mamão e maçã).

Combinações poderosas

A nutricionista Rosana Raele sugere algumas receitas diferentes, nutritivas e saborosas, para refrescar-se e hidratar-se no verão.

Fonte de cálcio

  • 1 xícara de brócolis
  • 3 folhas de couve
  • 3 cenouras
  • ½ maçã

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

Potássio em alta

  • 1 laranja
  • ½ melão
  • 3 cenouras
  • 1 banana

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

Digestão equilibrada

  • 1 fatia grossa de abacaxi
  • Folhas de hortelã

Bata no liquidificador e sirva em seguida. O abacaxi contém bromelina, uma enzima digestiva, enquanto a hortelã estimula a secreção do suco gástrico, auxiliando o processo digestivo.

Reservas de ferro

  • 1 maço de salsa
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 xícara de brócolis ou couve
  • Suco de limão ou de laranja

Bata tudo no liquidificador. Nesse caso, o suco de limão ou de laranja, além de melhorar o sabor da mistura, colabora para aumentar a absorção de ferro, por conta do alto teor de vitamina C.

Publicada em janeiro/2008

Atualizada em abril/2010

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.