​​
Coordenadores
 
Olga Guilhermina Dias Farah

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Management Development Program na Harvard Institute of High Education, Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marilia – SP e Graduação em Psicologia pela Universidade de Marilia. Diretora da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Autora dos livros Psicologia Aplicada à Enfermagem e Enfermagem pelo Método do Estudo de Casos (Editora Manole).

 
Andréa Gomes da Costa Mohallem

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Administração pela FGV, Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Wenceslau Brás (Itajubá-MG). Coordenadora e Vice-diretora da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, docente da disciplina Capacitação Pedagógica. Autora dos livros Enfermagem Oncológica e Enfermagem pelo Método do Estudo de Casos (Editora Manole).

Corpo Docente
Andréa Gomes da Costa Mohallem

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Administração pela FGV, Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Wenceslau Brás. Coordenadora do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert e do Mestrado Profissional em Enfermagem na mesma instituição.

Ana Maria Pita Lottemberg

Doutora em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Docente da Disciplina de Nutrição e Dietética da Faculdade de Enfermagem e Coordenadora do Curso de Especialização em Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis do Hospital Israelita Albert Einstein. Nutricionista pesquisadora e orientadora de Mestrado e Doutorado (Senso Stricto) da Disciplina de Endocrinologia da FMUSP.

 ​
Ana Villares Musetti

Graduação (1974 a 1977) e Mestrado (1982) em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística USP. Professora da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) no curso de Graduação em Enfermagem, onde leciona as disciplinas Metodologia I e Saúde das populações. Leciona em alguns cursos de pós-graduação da mesma instituição. Membro da Comissão Própria de Avaliação. Tem um livro publicado: Introdução à Estatística (Ed. Edgard Blucher, São Paulo).

 
Beatriz Murata Murakami

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FEHIAE). Especialista em Enfermagem Cardiovascular (modalidade residência) pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) e em Formação de docentes na Educação profissional em Enfermagem pelo Instituto Educacional São Paulo (INTESP). Mestre em Enfermagem pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Trabalhou como Enfermeira Assistencial no IDPC. Atualmente atua como docente dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina e coordenadora do curso de pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva da FICSAE.

Benjamin Cimerman

Mestre em Parasitologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de Parasitologia da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Diretor e Responsável Técnico do Cimerman Análises Clínicas. Autor dos livros Condutas em Infectologia, Medicina Tropical, Atlas de Parasitologia e Parasitologia Humana, entre outros. Ex-presidente da Federation Latinoamericana de Parasitologia e da Sociedade Brasileira de Parasitologia. Membro da Academia Paulistana Maçônica de Letras. Cidadão Honorario De Guayaquil (Equador).

 
Edna Barbosa da Silva

Mestre do Programa de Mestrado em Psicologia Social pela PUC, Especialização em Pronto Socorro pela Universidade Metropolitanas Unidas (UniFMU), Graduada pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é enfermeira da Unidade de Suporte Avançado USA do Grupo de Resgate de Atendimento de Urgência (GRAU), da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo desde 2000, docente da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein na disciplina de Pronto Atendimento e da disciplina de Geriatria e Gerotologia, instrutora do curso PHTLS- Pre Hospital Trauma Life Support pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e instrutora do curso BLS - Suporte Básico de Vida pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenadora do curso de pós-graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

 
Eduarda Ribeiro dos Santos

Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Graduada em Enfermagem pela Fundação Hermínio Ometto (Araras - SP). Na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein é membro do Mestrado Profissional em Enfermagem; docente da graduação nas disciplinas de Enfermagem Cirúrgica e Cuidados Intensivos; e Coordenadora de Pós-Graduação nos cursos de Enfermagem em Terapia Intensiva e Enfermagem em Nefrologia e Urologia.

Eliseth Ribeiro Leão de Andrade Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (1992). Mestrado em Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutoramento pela Universidade Marc Bloch - Strasbourg - França (2006). De 2001 a 2009 atuou como Assessora de Pesquisa Científica e de julho/2009 a novembro/2011 foi responsável pela orientação, acompanhamento e gestão dos projetos de pesquisa de interesse público do Hospital Samaritano - SP junto ao Ministério da Saúde. Atualmente é pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e coordena o Programa de Pesquisa da Enfermagem e Multiprofissional e também atua como Docente do Mestrado Profissional em Enfermagem na mesma instituição. Tem atuado nas linhas de pesquisa: bem-estar e saúde (com ênfase nas terapias complementares) e manejo e controle da dor. Tem particular interesse no diálogo entre Arte e Cuidado/ Educação em Saúde.

 
Ellen Cristina Bergamasco

Doutoranda pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente das disciplinas: Semiologia em Enfermagem, Enfermagem Clínica e Práticas Atuais em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Coordenadora da Pós-graduação Multidisciplinar de Auditoria em Serviços de Saúde e Gestão da Assistência de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein.

 
Fabiane de Amorim Almeida

Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP, Especialista em Enfermagem pediátrica e Enfermagem cardiovascular e graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia Dom Domênico. Membro do Grupo de Estudos do Brinquedo do CNPq, docente da disciplina Enfermagem em saúde da criança e do adolescente e Enfermagem clínica II e coordenadora do curso de pós-graduação em Enfermagem pediátrica. Autora do livro "Enfermagem pediátrica" e de capítulos do livro "Enfermagem pelo Método do Estudo de Casos" (Editora Manole).

Fernanda Amendola

Possui graduação em enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2012). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Barcelona (2011). Foi coordenadora e tutora acadêmica do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-SAÚDE), do Ministério Saúde (2009-2012). Experiência docente em cursos de graduação em medicina e enfermagem, pós-graduação em saúde coletiva e mestrado em enfermagem. Possui produção científica nos seguintes temas: qualidade de vida, cuidadores, assistência domiciliária, saúde do idoso, cuidados domiciliários de saúde e programa saúde da família, envelhecimento, pessoas com incapacidade e dependência, epidemiologia, validação, indicadores em saúde.

 
Luis Garcia Alonso

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialização em Genética Clínica, Mestrado em Morfologia, Doutorado em Ciências, Pós-doutorado em Dismorfologia aplicada à Neurocirurgia Pediátrica e Livre-Docência em Anatomia Humana pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Título de Especialista em Genética Médica pela Associação Médica Brasileira-Sociedade Brasileira de Genética Médica. Docente das Disciplinas de Genética e Anatomia da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Médico Geneticista e Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Presidente do Departamento de Genética Médica da Associação Paulista de Medicina. Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP) e do estado do Amazonas (FAPEAM). Assessor ad hoc dos periódicos Clinical Anatomy, Microscopy Research and Technique, European Journal of Histochemistry e Journal of Morphological Sciences. Professor Adjunto, Livre-Docente e Chefe da Disciplina de Anatomia Descritiva e Topográfica do Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Autoria de 20 capítulos de livro e co-autor dos livros: Educação Musical e Deficiência: propostas pedagógicas (editora Prol, 2006) e Fundamentos da Aprendizagem Musical da Pessoa com Deficiência (TDT Artes, 2010).

 
Márcia Wanderley de Moraes

Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo com especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos, docente das disciplinas de Enfermagem Oncológica, Saúde Coletiva da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Coordenadora dos livros: Oncologia Multiprofissional - bases para a assistência e Oncologia Multiprofissional - patologias, assistência e gerenciamento, da editora Manole. Autora de mais de 30 capítulos de livros sobre temas relacionados à enfermagem, principalmente oncologia (câncer de mama, ginecológico e transplante de medula óssea).

 
Maria de Fátima Correa Paula

Enfermeira. Doutoranda pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Docente e coordenadora de estágios curriculares do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). Docente e coordenadora dos Cursos de Especialização em Enfermagem Clínica e Cirúrgica e Enfermagem na Estratégia de Saúde da Família do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

 
Maria de Lourdes Rabelo Pequeno

Mestre em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica pela EEUSP, Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica pela UNIFESP, Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário São Camilo.Graduanda pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Responsável pela disciplina de Enfermagem em Psiquiatria e Professora assistente das Disciplina de Saúde Coletiva I e II da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

 
Maria Mercedes F. Samperiz

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, Mestre em Biologia e Patologia Buco - Dental pela Universidade Estadual de Campinas, Graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Docente das disciplinas Morfologia, Biologia da Reprodução e Células e Genes do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

 
Mariana L. Rocha Cunha

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Residência em Enfermagem Pediátrica pela FEHIAE. Especialista em Enfermagem Oncológica pela FEHIAE. Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do HIAE (FEHIAE). Vice-coordenadora da Graduação em Enfermagem da FICSAE. Docente das disciplinas Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem Oncológica. Docente e Orientadora do Mestrado Profissional em Enfermagem da FICSAE. Coordenadora da Especialização de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia e Coordenadora da Pós-graduação Multiprofissional em Oncologia Pediátrica . Membro do Grupo de Estudos de Enfermagem da Família (GeEnf-EEUSP). Autora de capítulos dos livros: Enfermagem Pediátrica (Manole), Terapia Intensiva- Pediatria e Neonatologia (Atheneu), Casos Clínicos em Oncologia (Iátria) e Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem (Elsevier).

Marluce Ambrósio

Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias DIPA, Especialista em Microbiologia e Controle de Qualidade em Alimentos pela UNIBAN e Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela UNISA. Leciona há 26 anos. Docente das disciplinas de Células e Genes e Agente Hospedeiro II.

Olga Guilhermina Dias Farah

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Management Development Program na Harvard Institute of High Education, Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marilia – SP e Graduação em Psicologia pela Universidade de Marilia. Diretora da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Autora dos livros Psicologia Aplicada à Enfermagem e Enfermagem pelo Método do Estudo de Casos (Editora Manole).

 
Rachel de Carvalho

Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Capacitação Pedagógica para Instrutor / Supervisor pela EERP-USP. Especialista em Cardiologia pela Unidade Cardiológica (UNICÓR). Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico (CC), Recuperação Anestésica (RA) e Centro de Material e Esterilização (CME) pela Escola de Enfermagem da USP. Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Temas de pesquisa: Assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico adulto no período perioperatório, Tecnologia e Humanização da assistência, CC, RA e CME. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). Disciplinas: Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Metodologia da Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso e Capacitação Pedagógica. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Enfermagem em CC/RA/CME da FICSAE. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da FICSAE. Disciplinas: Métodos e Técnicas em Pesquisa e Seminários de Pesquisa. Avaliadora de Projetos do Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa (SGPP) do HIAE. Revisora técnica da Revista SOBECC com Você no Bloco Operatório. Avaliadora de Periódicos: Revista SOBECC, Revista da Escola de Enfermagem da USP, Acta Paulista de Enfermagem. Autora de livros e capítulos de livros na área de Enfermagem Perioperatória.

Regiane B. Martins Porfirio

Mestre na Saúde do Adulto e Doutoranda em Enfermagem pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem pela Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem (SOBRAGEN). Docente da Graduação nas disciplinas de Exercício Profissional, Administração da Assistência e dos Serviços de Enfermagem e Introdução à Administração. Docente dos Módulos de Gestão nos cursos de Pós-Graduação em Enfermagem. Membro do Grupo de Estudo em Práticas e Educação Baseadas em Evidências (GEPEBE) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem (GEPAG) na UNIFESP.

 
Rita de Cássia Fernandes Grassia

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (EEUSP), Especialização em Enfermagem Cardiovascular – Modalidade de Residência em Enfermagem pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva (EEUSP) e Especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria (UNIFESP). Atualmente é professora titular da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein nas Disciplinas de Enfermagem em Cuidados Intensivos e Pronto Atendimento. Coordenadora da Especialização em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

 
Ruth Beresin

Psicóloga, graduada pela PUC-SP, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Doutoranda em Ciências da Saúde na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Docente da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e psicóloga do Serviço de Apoio Psicológico ao Estudante (SAPE). Experiência profissional na área de Psicologia Hospitalar, tendo atuado em hospital público e privado. Temas de maior interesse científico: gerontologia, qualidade de vida, síndrome de burnout, estresse, saúde mental do estudante e do profissional da área da saúde, psicologia aplicada à enfermagem e a questão da morte no contexto hospitalar.

 
Shirley Taniguchi

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Pará. .Mestre em Farmacologia pela Universidade de São Paulo, Pesquisadora pelo Ministério da Educação do Japão no Departamento de Farmacologia – Universidade Kitasato, Tóquio. Professora Responsável pela disciplina de Farmacologia da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Linhas de pesquisa: Pesquisas relacionadas a fármacos.

Sonia Regina Godinho de Lara

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (1986), Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica (1987), Aperfeiçoamento em Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie, Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP ( 2016). Atualmente é Professora do curso de Graduação em Enfermagem na Disciplina Enfermagem em Saúde Materna, da Mulher e Neonatal e Coordenadora de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica da Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein-IIEPAE e Membro do Grupo de Estudos em Enfermagem Obstétrica CENFOBS - UNIFESP.

Vivian Finotti Ribeiro Oliveira

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UF- MG) Bacharelado e Licenciatura. Especialista em Cardiologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Gestão da Qualidade em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Doutora em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP- SP). Temas de pesquisa: Síndrome de Burnout, estresse, assistência de enfermagem ao paciente cardiológico adulto. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE). Disciplinas: Enfermagem Cirúrgica, Enfermagem Clínica.​​

​​​​​​
Welbert de Oliveira Pereira

Biólogo formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001-2005). Doutorado em Imunologia no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2006-2011). Pós-Doutorado em Ciências no Laboratório de Imunobiologia de Transplantes da Universidade de São Paulo (2013-2014). Em 2009 atuou como Pesquisador Visitante Associado do Departamento de Medicina Hematológica do King's College London. Em 2010 ingressou no Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, atuando no diagnóstico de pacientes onco-hematológicos por citometria de fluxo. Em 2012 tornou-se Assistente de Pesquisa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa desenvolvendo projetos em imuno-oncologia e biologia celular e molecular do câncer. Foi membro titular do comitê de ética em pesquisas com seres humanos (2013-2015). É Professor da Graduação em Medicina (disciplina células e genes) e Enfermagem (disciplinas imunologia e patologia) do Hospital Albert Einstein. É Consultor Científico do Centro de Inovações Tecnológicas e Pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Áreas de interesse: Biologia celular, molecular e Imunologia do câncer; Métodos ativos de ensino; Inovação Tecnológica na área da saúde.​​​

​​​​​​
​​