Tudo sobre AVC

Tudo sobre AVC

O que é AVC?

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) - conhecido popularmente como "derrame cerebral" - pode ser dividido em dois tipos:

Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve ser considerado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira.

Existe outra condição chamada "Ataque Isquêmico Transitório" (AIT ou TIA, do Inglês) que consiste na interrupção temporária do fluxo sanguíneo, causando sinais e sintomas iguais ao AVC que, porém revertem-se espontaneamente em um curto período de tempo. O ataque isquêmico transitório deve ser encarado como um aviso de que algo está errado. Sua causa precisa ser descoberta e tratada, antes que o AVC ocorra.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas do AVC se iniciam de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, de acordo com a lista abaixo:

  • Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo.

  • Alteração de visão: turvação ou perda da visão, especialmente de um olho; episódio de visão dupla; sensação de "sombra" sobre a linha da visão.
  • Dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples.
  • Tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

O que fazer diante da suspeita de AVC?

A identificação rápida dos sintomas é muito importante para o diagnóstico e o tratamento adequado, além de redução de incapacidades. Dirija-se imediatamente a um serviço hospitalar especializado. Não perca tempo! Cada minuto é importante, pois quanto mais tempo entre o surgimento dos sintomas e o início do tratamento adequado maior a lesão no cérebro.

Serviços de Urgência:

SAMU: 192
Unidade Móvel Einstein: (0xx11) 2151-1233


Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em 25/10/2011


Compartilhe

Deixe um comentário

19/01/2014 21:37:57

Tiago

Olá! Sou médico. Ainda não tenho especialidade. Gostaria de tirar uma dúvida sobre AVC. Seria possível? Um paciente hipertenso e diabético sofre um AVC hemorrágico. Ele é internado e depois se recupera e recebe alta. Aí ele vem fazer acompanhamento ambulatorial comigo. Minha dúvida é: posso prescrever AAS para prevenir umk novo AVC? Não sei se devo prescrever o AAS, pelo fato de o AVC ter sido hemorrágico. Estou perguntando isto por

Resposta:

Olá Tiago, não há indicação de uso de AAS como profilaxia secundária no AVC hemorrágico. No entanto, se o paciente precisar receber AAS por algum outro motivo, não há contra-indicação.
Dra. Gisele Sampaio Silva, MD, PhD - Gerente Médica do Programa Integrado de Neurologia

19/01/2014 19:06:12

angela-meliveira

infelismente perdi minha mae~com esta doença;

     
* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.