Fisioterapia

Baropodômetro

É um método de análise das pressões plantares – da sola dos pés, com o indivíduo em pé, caminhando e parado. É obtido gráfico dessas pressões, em todas as fases da marcha, desde o toque do calcanhar até o desprendimento do hálux ('dedão do pé') do chão.

O equipamento consiste de palmilhas com sensores de alta sensibilidade colocada dentro do calçado do paciente em contato direto com o pé. Essas palmilhas são conectadas a um sistema computadorizado que monitora o grau de distribuição das pressões plantares.

Indicado para avaliação da distribuição das cargas nos pés durante a marcha, da pronação ou supinação excessivas, talalgias, na indicação de confecção de órteses (palmilhas), na avaliação funcional pré-operatória do pé e tornozelo e na detecção de áreas de hiperpressão em pés neuropáticos (diabéticos).

Quando o exame é realizado para indicação precisa de palmilhas, elas podem ser testadas com o paciente posteriormente, comparando a distribuição das pressões antes e após a palmilha.

A avaliação com o paciente dura 40 minutos e o relatório é emitido em 48 horas.

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.