Fisioterapia

Facebook Twitter Youtube Google+ Instagram Linkedin Flickr   |  diminuir letra aumentar letra

RPG (reeducação postural global)

Método francês, de autoria do fisioterapeuta Phillipe Souchard, indicado para indivíduos com sintomas dolorosos e alterações posturais decorrentes de alterações musculares.

É um método de correção da postura por meio de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo humano.

O método consta de 8 posturas corporais denominadas básicas, porém o terapeuta pode mesclar algumas adaptações em função de necessidades específicas de cada paciente. Essas posturas são praticadas em uma mesa de madeira específica, com o paciente deitado, sentado ou em pé no chão.

A sessão é semanal e tem duração entre 50 e 60 minutos.

A avaliação e a reavaliação do paciente incluem registro fotográfico da postura em vários ângulos.

Preferencialmente, o paciente deve usar trajes de banho, como biquíni ou sunga, para facilitar a visualização dos mínimos desvios musculares durante o trabalho.

As gestantes podem realizar sessões de RPG; no entanto, recomenda-se somente após o 3º mês. Os objetivos da RPG para a gestante são o alívio da dor e a prevenção para que problemas de postura existentes antes da gestação não piorem.

Trabalho quantitativo realizado no Serviço de Fisioterapia do Hospital Israelita Albert Einstein mostrou que um paciente com dores lombares ou artrose importante associada, chegou à ausência de dor em qualquer movimento em 6 sessões ou 6 semanas. Porém pacientes com diagnósticos como hérnias discais não cirúrgicas ou dores crônicas, instaladas há muito tempo, ficam em tratamento por, em média, 6 meses.

Atualmente o tratamento é acompanhado por um indicador assistencial de resultado denominado Roland Morris, que mede a melhora, em porcentagem, do sintoma "dor nas costas". A média de resolutividade total para esse sintoma é maior que 90%.

Os fisioterapeutas têm formação específica para a aplicação da técnica RPG.

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.