Sistema Gerenciador de Projeto de Pesquisa - SGPP

Submissão de projetos

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - IIEPAE estimula e favorece a geração de conhecimento.

Formas de Apoio

As formas de apoio a pesquisas podem incluir, mas não estão restritas, ao uso de máquinas e equipamentos, capacitação de pessoal, recursos humanos, transferência de conhecimento, armazenamento e análise de dados e financiamento parcial ou completo do projeto.

Aprovações

Os projetos de pesquisa passam pelo crivo de um comitê de avaliação, que define relevância científica absoluta e relativa, considerando as linhas de pesquisa definidas como meta pela SBIBAE.

Sempre que necessário, esse comitê recorre à opinião de assessores “ad hoc” desta ou de outras instituições, com conhecimento e experiência na área em questão.

Quando uma determinada proposta é julgada meritória, são avaliadas, em uma segunda fase, a viabilidade financeira e questões relacionadas à ética em pesquisa.

Preferências

Daremos preferência a projetos dentro das características descritas abaixo:

  • Registros e ensaios clínicos patrocinados por entidades públicas e/ou privadas (que não a SBIBAE) – o Centro de Pesquisa Clínica tem demonstrado experiência na execução e coordenação de grandes estudos clínicos uni ou multicêntricos, nacionais e internacionais.
  • Esses estudos são trazidos ao Centro de Pesquisa Clínica por pesquisadores ligados à SBIBAE ou diretamente pelos patrocinadores (nesse caso, um investigador principal ligado à SBIBAE deve ser indicado). Pesquisadores envolvidos são remunerados conforme regras pré-estabelecidas, definidas em contrato com a entidade financiadora;
  • Estudos clínicos e/ou experimentais de relevância científica comprovada – esses estudos, concebidos integralmente no IIEPAE/HIAE ou em parceria com instituições de pesquisa, devem ter um pesquisador principal ligado à SBIBAE e devem ser executados completamente ou em parte relevante no HIAE e/ou IIEPAE. Serão privilegiados projetos alinhados às metas de pesquisa da IIEPAE/HIAE e financiados por agências externas de fomento à pesquisa.
  • Financiamento parcial ou total, infra-estrutura laboratorial e capacitação técnica estão dentro das possíveis formas de apoio a esta modalidade de estudo. Não se prevê remuneração de pesquisadores envolvidos no projeto.

Normas para a submissão de projetos

O proponente deverá ter seu curriculum vitae (CV) cadastrado no sistema Lattes do CNPq. Outras formas de apresentação de curriculum vitae não serão aceitas. Na ausência de curriculum vitae Lattes, registros de publicações no PubMed serão utilizados. Empresas privadas e CROs estão dispensadas deste quesito.

O projeto de pesquisa deve estar na forma de documento pdf. Este deverá ocupar até 20 páginas digitadas em letra tamanho 12 e em espaço duplo. A apresentação inclui obrigatoriamente: resumo, objetivos claros, dados da literatura que subsidiem e justifiquem a pesquisa, resultados de trabalhos anteriores e dados preliminares do estudo em questão, métodos e estratégia para cumprimento dos objetivos detalhados, orçamento (ou justificativa), bibliografia e cronograma de desenvolvimento. Projetos de pesquisa multicêntricos podem ser apresentados na forma submetida aos demais centros participantes.

O arquivo completo do projeto deverá ser anexado ao formulário de submissão, por meio do Sistema de Gerenciamento de Projetos.

e-LEARNING

Atendendo às legislações e normas nacionais e internacionais de pesquisa clínica, todo pesquisador deve ter conhecimento em Boas Práticas Clínicas (Good Clinical Practices – GCP) e resoluções do Conselho Nacional de Saúde – CNS para desenvolver um projeto clínico.

Nesse sentido, todo pesquisador que for submeter um projeto clínico, obrigatoriamente, deverá realizar os cursos e-learning de “Boas Práticas Clínicas e Processo de Aplicação do Termo de Consentimento”.

Após concluir todas as etapas do treinamento (incluindo os pré-testes), o pesquisador estará apto para seguir com a submissão de seu projeto. Este treinamento tem validade por três anos e após este período, será necessário a sua revalidação.

Clique aqui e realize o treinamento.

Projetos Aprovados

Os projetos aprovados pelo Comitê de Avaliação deverão ser encaminhados para registro e avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) ou Comitê de Ética em Pesquisa Animal (CEUA). Projetos que envolvam pesquisas em seres humanos, animais, organismos geneticamente modificados, questões de biossegurança e participação de Instituições estrangeiras deverão cumprir exigências legais específicas relacionadas à ética e segurança. Nesses casos, os proponentes serão devidamente orientados pelo CEP.

Relatórios científicos e de prestação de contas financeiras serão solicitados periodicamente para acompanhamento e avaliação da continuidade dos projetos aprovados.

O não seguimento das instruções acima impedirá que projetos sejam analisados de maneira apropriada.

Projeto

Regulamento

Documentos a serem anexados ao enviar o projeto

  1. Projeto
  2. Termo de anuência dos gestores de área (assinados)
  3. Termo de anuência dos participantes de projeto
  4. Termo de compromisso do coordenador de projeto

Atenção: Caso falte algum desses termos, o seu projeto será devolvido sem ser analisado.

Submeta aqui seu Projeto de Pesquisa

Contato para dúvidas: submissaoproj@einstein.br

​​​​
Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em 07/11/2014


Compartilhe