Qualidade e Segurança do Paciente

Dia Mundial de Higiene das Mãos

Um simples ato pode salvar vidas.

Um simples ato que pode salvar vidasA Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2007 o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, com o tema "Salve Vidas: Higienize as Mãos", com o objetivo de melhorar a higienização das mãos e reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários nos serviços de saúde.

Você sabia que o simples ato de higienizar as mãos, seja com água e sabonete ou com produto alcoólico (liquido glicerinado, gel ou espuma), pode salvar muitas vidas? A higiene das mãos, comprovadamente, evita a transmissão de microrganismos, protegendo pacientes, familiares, visitantes e profissionais da saúde contra as infecções.

Com base nisso, preparamos esta animação que fala como deve ser feita a higienização das mãos de forma correta e apresenta os perigos desta limpeza não ser feita de forma adequada:

Confira abaixo nosso especial sobre a importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar:

Campanha de Higiene das Mãos - Conheça!

Como lavar as mãos

O principal veículo de transmissão de microrganismos nos serviços de saúde são as mãos dos profissionais de saúde, que estão em permanente contato com os pacientes e com os materiais e equipamentos por eles utilizados.

Veja como higienizar suas mãos de forma correta usando água e sabão e álcool gel

Publicada em maio/2010
Site revisado em abril/2013

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.