Acreditações e Certificações

Joint Commission International

Você também pode gostar de:

A Joint Commission é uma organização não-governamental norte-americana que realiza acreditação desde 1953, sendo a principal agência de acreditação em saúde dos Estados Unidos, atuando em mais de 40 países, entre eles a Alemanha, a Dinamarca, a Espanha, a Hungria, a Rússia, a Turquia, os Emirados Árabes e a África do Sul.

O processo de acreditação tem a finalidade de criar uma cultura de segurança e qualidade dentro de uma organização que continuamente se esforça para melhorar processos de cuidado ao paciente. Seus critérios cobrem uma gama de itens, que envolve infra-estrutura do ambiente assistencial, direitos e deveres dos pacientes, tratamento e prontuário do paciente, manutenção dos equipamentos, treinamento dos profissionais, gerenciamento de catástrofes e controle de infecção hospitalar.

A Joint Commission International foi criada em 1999, como um desdobramento da Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations (JCAHO), para melhorar a qualidade da assistência à saúde internacionalmente. No Brasil a JCI está representada pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação.

Em 1999, o Hospital Israelita Albert Einstein foi o primeiro hospital, fora dos Estados Unidos e Europa, a receber a acreditação da JCI. Em março de 2012 obtivemos a 5ª reacreditação pela JCI.

Os critérios para acreditação hospitalar cobrem uma vasta gama de itens organizados em: metas internacionais de segurança; direitos do paciente e dos familiares; acesso ao tratamento e continuidade; avaliação do paciente; cuidado ao paciente; educação do paciente e dos familiares; gerenciamento e uso de medicamentos; anestesia e cirurgia; capacitação dos recursos humanos; gerenciamento da comunicação e das informações (prontuário); vigilância e controle de infecção hospitalar; direção e capacitação das lideranças; gerenciamento e segurança das instalações; segurança do paciente e melhoria contínua da qualidade.

Em junho de 2007, o Centro de Atendimento ao Paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Einstein foi o primeiro da América Latina a obter a certificação da Joint Commission International.

Para este tipo de programa, a Instituição adotou padrões do modelo de certificação Joint Commission denominado Certificação de Programas de Cuidados Clínicos. Em 2010 o hospital passou pelo processo de reacreditação deste programa.

A re-acreditação da Joint Commission International – Manual Hospitalar ocorre a cada 3 anos.

A re-acreditação da Joint Commission International – Manual Programa de Cuidados Clínicos ocorre a cada 3 anos.

Publicado em abril/2012


Compartilhe

Deixe um comentário

11/10/2011 08:49:12

Mario Aquati

Explicação muito bem realizada. Parabéns,

Resposta:

Olá Mario, que bom que o nosso site foi útil para você. Ficamos felizes com o reconhecimento do trabalho que fazemos com o maior carinho e dedicação, que é o de levar informação de qualidade e com uma linguagem simples a todos que acessam nosso portal. Continue nos acompanhando e colaborando com a gente, enviando sugestões de temas e opinião sobre as matérias. Siga o Einstein também pelas redes sociais, em nossos canais oficiais do Facebook (https://www.facebook.com/HospitalAlbertEinstein), do Twitter (http://twitter.com/#!/hosp_einstein) e do YouTube (http://www.youtube.com/user/HospitalEinstein).

     
* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.