Monitoramento do programa

Emissões indiretas - escopo 2

Resultado do inventário de emissões de gases de efeito estufa

O Escopo 2 contabiliza as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da aquisição de energia elétrica e térmica que é consumida pela empresa. A energia adquirida é definida como sendo aquela que é comprada ou então trazida para dentro dos limites organizacionais da empresa. No escopo 2 as emissões ocorrem fisicamente no local onde a energia é produzida, quando a produção ocorre fora do limite organizacional.

No Einstein consideramos escopo 2 as emissões provenientes da importação e energia elétrica da rede de distribuição brasileira.

  2007 2008 2009
Fonte de Emissão Emissão em CO2e (t) Participação CO2e (%) Emissão em CO2e (t) Participação CO2e (%) Emissão em CO2e (t) Participação CO2e (%)
Importação de energia elétrica 807,16 100,00 1.250,79 100,00 771,98 100,00
Total Escopo 2 807,16 100,00 1.250,79 100,00 771,98 100,00

Importação de energia elétrica

G772 CO2e(t) – 5,6 % do total

Manter ações:

  • Lâmpadas e luminárias de alto rendimento
  • Sistema de automação (iluminação/ar condicionado)
  • Com a alteração do fornecimento deverá aumentar o consumo

Foram instalados na Unidade Morumbi aquecedores solares para sistema de aquecimento da água na Unidade de Transplante de Medula Óssea. Também está em estudo uma bomba de calor (ar/água) para sistema de água quente de ar condicionado (Bl.A e A1).

Menos emissões de CO2.

Lâmpadas e luminárias de alto rendimento (mais eficientes).



Programação do sistema de automação, desligando ar condicionado e iluminação nos períodos sem ocupação nos consultórios e estacionamentos do bloco A1, trazendo redução de desperdício de energia elétrica.

Publicado em  


Compartilhe

Deixe um comentário

* *
* Caracteres restantes: 500
* Campos Obrigatórios

Aviso: todo e qualquer comentário publicado na internet por meio deste sistema não reflete, obrigatoriamente, a opinião deste portal ou da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Os textos publicados são de exclusiva, integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O Hospital Israelita Albert Einstein reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou, de alguma forma, prejudiciais a terceiros. Informamos ainda que poderá haver moderação dos comentários que apresentarem dados clínicos ou pessoais dos autores, visando garantir a privacidade destas informações. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação (nome e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.