Como Funciona

Sobre o projeto

Os Cursos de Revisão em Medicina são uma parceria do Hospital Israelita Albert Einstein com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) e têm como propósito oferecer cursos na modalidade a distância para revisão e atualização de conteúdo essencial para a atuação médica.

O projeto nasce diretamente ligado à missão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), atendendo à necessidade de fortalecimento da formação do médico brasileiro e contribuindo para a melhoria da qualificação dos profissionais do país.

O diferencial está na metodologia didática e no conteúdo, elaborados por médicos do corpo clínico do próprio Hospital. A metodologia do Ensino a Distância Einstein permite a aprendizagem significativa, onde os participantes estudam de acordo com o seu ritmo. Exercícios de fixação e pré e pós-testes colaboram para a construção do raciocínio clínico e a correlação dos diversos sinais e sintomas com os diagnósticos e tratamentos, tornando o curso autoinstrucional.

Cada curso tem uma carga-horária média de 30 horas, com metodologia autoinstrucional (sem acompanhamento de professor-tutor), e contempla a estrutura abaixo:

Pré-teste

Caderno de atividades que apresenta 10 casos-clínicos para resolução. A realização do pré-teste é obrigatória a todos os inscritos no curso, para que o aluno possa identificar o seu nível de desempenho e sua capacidade na correlação dos diversos sinais e sintomas com os diagnósticos e tratamentos.

Conteúdo Interativo

Dividido em 4 unidades, apresenta conteúdo em formato hipertextual, como textos, ilustrações e animações, glossário, referência bibliográfica e questões para reflexão, além de materiais que complementem o conteúdo das unidades, como textos técnico-científicos e outros materiais disponíveis na internet. O conteúdo interativo também apresenta vídeos para provocar reflexão sobre temas e práticas atuais relevantes, como vídeo com especialistas, videoaulas ou vídeo de técnicas e procedimentos, de modo a facilitar a [re]construção de conhecimentos. O conteúdo interativo somente estará disponível após a realização do pré-teste.

Pós-teste

Caderno de atividades que apresenta 20 casos-clínicos para resolução.


Critérios de aprovação

Para aprovação no curso, o aluno deverá obter média final maior ou igual a 7.0 no pós-teste. Caso não seja aprovado, o aluno poderá realizar o pós-teste novamente até conseguir sua aprovação para obtenção do seu certificado de conclusão do curso.

​​​​​​​​​​​​