​​

A atividade de um médico é ampla e ultrapassa os limites do conhecimento técnico. Ele deve exercer influência em círculos amplos e diversos da sociedade, trabalhar harmonicamente em equipe, aproveitar opiniões de profissionais de diferentes áreas, fazer uso racional de recursos, planejar e fomentar o aprimoramento contin​uado de seu habitat e contribuir para o desenvolvimento técnico, humano e social. Para garantir uma formação interdisciplinar, generalista e crítica, que desenvolva todas essas características no profissional, o curso de Medicina do Einstein é permeado por cinco eixos temáticos:

Eixo Ético-Humanístico

Possibilita ao aluno uma reflexão sobre o papel do médico como ser humano, em relação aos seus semelhantes e ao ambiente em que vive. É composto por disciplinas de Humanidades, que tratam de filosofia, cidadania, bioética, ética médica e legislação.

Eixo Técnico-Científico

Apresenta fundamentos essenciais à formação de um médico generalista, capaz de lidar com as condições de saúde mais prevalentes em nosso meio.

Eixo Saúde Pública

As disciplinas que compõem este eixo, juntamente com as do eixo técnico-científico, apresentam uma abordagem integrada, demonstrando que os processos que envolvem a manutenção da saúde e o adoecimento são indissociáveis. Ambos os eixos possibilitam, desde o primeiro dia do curso, a interação dos alunos com pacientes, suas famílias e a comunidade.

Eixo Gestão e Liderança

Traz conteúdo e motivação para a troca de experiências em áreas como gestão de pessoas, recursos e processos, negociação, planejamento e controle.

Eixo Conhecimento Médico

Explora método científico, estatística, epidemiologia, evidência médica e interpretação de informação médica para oferecer ao aluno ferramentas que o conduzam à independência intelectual, liberdade de escolha e isenção na condução de sua carreira profissional. ​​
​​