​​

O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos supe​riores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Quem pode solicitar o FIES?

  • Tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Quem NÃO pode solicitar o FIES?

É vedada a inscrição no FIES a estudante:

  • Cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição;
  • Que já tenha sido beneficiado com financiamento do FIES;
  • Que não tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero;
  • Possua renda familiar mensal bruta per capita superior a três salários mínimos.

 

Confira os passos para solicitar o financiamento:

1

Inscrição no Fies Seleção

Preencher a ficha de inscrição on-line, disponível no site do FiesSeleção http://fiesselecao.mec.gov.br/ de acordo com o período especificado no Edital SESu

 

2

Processo seletivo

Encerrado o período de inscrição, os estudantes serão classificados em ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem, na opção de vaga para a qual se inscreveram, observada a seguinte sequência:

  1. estudantes que não tenham concluído o ensino superior; e
  2. estudantes que já tenham concluído o ensino superior. A nota considerará a média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem em cuja edição o estudante tenha obtido a maior média.

Os critérios de desempate, em caso de nota igual, seguirão a seguinte ordem: nota da redação, nota da prova de linguagens, nota da prova de matemática, nota da prova de ciências da natureza e nota da prova de ciências humanas.

 

3

Resultado

O resultado do processo seletivo divulgado em uma única chamada, pela SESu-MEC, em data estabelecida no Edital SESu. A pré-seleção dos estudantes assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2017, estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão da inscrição no Sisfies e ao cumprimento das demais regras e procedimentos constantes na Portaria Normativa MEC nº 10, de 2010.

 

4

Inscrição no SisFIES

Para efetuar a inscrição, o estudante deverá realizar o primeiro acesso ao site do SisFIES http://sisfiesportal.mec.gov.br e informar seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrar uma senha, que será utilizada sempre que acessar o sistema.

Em seguida, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. Depois disso, deverá acessar o SisFIES e realizar a inscrição, informando seus dados pessoais, os dados do seu curso e da instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

 

5

Validação das informações

O estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino.

 

6

Contratação do financiamento

Após a validação das informações, e de posse do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), o estudante deverá comparecer ao Agente Financeiro do FIES para formalizar a contratação do financiamento.

 
 

Etapas do FIES

Fase de utilização

Durante o período de duração do curso, você pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de carência

Após a conclusão do curso, você terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, você também pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Fase de amortização

Depois do período de carência, o seu saldo devedor será parcelado em até três vezes o período financiado do curso.

Exemplo: se o financiamento for integral para um curso de 4 anos, você terá até 12 anos para pagar [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

 

Dúvidas Frequentes

Fale conosco

Em caso de dúvida, entre em contato com bruna.mesnaric@einstein.br

Inscreva-se
Simule seu financiamento
​​​​​​​​​​​​​​

Certificações

 
 
​​​​​​​​​​​​​​​​​
​​​