Fique por Dentro

Publicado em 16 de Novembro de 2018 ​

ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CONCLUEM ESTÁGIO INTERNACIONAL NO CASE WESTERN RESERVE UNIVERSITY. CONFIRA COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA:
western 


No mês de outubro, 3 alunas da graduação em Enfermagem do Einstein participaram de um intercâmbio na Case Western Reserve University (CWRU). Vivian Krause, aluna do 4º semestre do curso, e Gabriela Sinzato e Maria Laura Wolfart, alunas do 6º semestre, passaram 4 semanas em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos.

Durante este período, elas participaram de aulas da graduação em Enfermagem na universidade americana, além de acompanhar os alunos em ações de rastreamento de obesidade e hipertensão na infância em escolas públicas. No hospital, foram realizadas visitas nas áreas de Oncologia, Pediatria/Neonatal, Cardiologia e residenciais de idosos, além de acompanhar o trabalho de Home Care.
 
“As visitas foram incríveis, e aprendemos muito sobre o sistema de saúde nos EUA. Essa oportunidade faz toda a diferença, tanto no currículo quanto para nossa formação como futuras enfermeiras. Além do aprendizado sobre a assistência ao paciente, este estágio nos desperta um espírito inovador e um desejo de contribuir cada vez mais para melhorar a assistência prestada aqui no Brasil”, conta Maria Laura Wolfart.
 
O estágio tem duração total de 160 horas e os alunos participantes são selecionados todos os anos por meio de uma prova de conhecimentos específicos da língua inglesa, desempenho escolar e entrevista.
 
Após a aprovação no processo seletivo, a coordenadora da graduação em Enfermagem da FICSAE, Mariana Lucas da Rocha Cunha, fica responsável por toda a comunicação com a universidade americana e orientações aos alunos. “Nós informamos os exames e vacinas necessárias para viajar ao país do estágio, além de resolver possíveis conflitos de datas entre as nossas atividades e o período que os estudantes ficarão fora”, explica.
 
Na universidade americana, também havia um profissional responsável pelos alunos em intercâmbio. “Essa pessoa conhecia todo o nosso roteiro e nos oferecia todo o suporte necessário. Além disso, para atividades realizadas fora do campus, era disponibilizado um motorista para fazer nosso translado”, conta Maria Laura.
 
O programa de estágio internacional tem como objetivo estimular as iniciativas de internacionalização dos estudantes da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), no âmbito do ensino clínico, da gestão e da pesquisa, além de complementar a formação do aluno de ensino superior, oferecendo a oportunidade de vivenciar experiências educacionais voltadas para a qualidade, liderança e inovação.
 
“Ao pesquisar onde queremos estudar, procuramos o que as faculdades podem oferecer e os diferenciais dela em relação ao mercado. E os diferenciais que a FICSAE pode oferecer são inúmeros. São essas oportunidades que me orgulham de estudar em uma faculdade como esta”, destaca Gabriela Sinzato.
 
Sobre a parceria
 
O Programa de Intercâmbio da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) em parceria com a Case Western Reserve University (CWRU) teve início em 2016, após visita dos coordenadores e diretores da FICSAE à Escola de Enfermagem Frances Payne Bolton da CWRU. Idealizada em 1923, essa renomada instituição de ensino americana é reconhecida pela sua inovação em educação, pesquisa e liderança em Enfermagem.
 
Essa visita culminou no I Simpósio Einstein-Case Western, realizado em 2017 em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos, que contou com a participação de profissionais do ensino e pesquisadores de ambas instituições, com o propósito de fortalecer a parceria e troca experiências no âmbito do ensino e pesquisa.
 
Já em 2018, professores e pesquisadores da CWRU participaram do II Simpósio Einstein-Case, realizado no Einstein, no Brasil. Participaram do evento pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação stricto sensu.
 
O primeiro intercâmbio entre as instituições ocorreu em 2017, com a participação de 3 alunas da graduação em Enfermagem do Einstein. Para 2019, as instituições já estão discutindo a vinda de alunos da Case Western Reserve University para estágio na Graduação em Enfermagem da FICSAE.




Publicado em 21 de junho de 2018 ​

ALUNOS DA ATLÉTICA DE ENFERMAGEM ORGANIZAM CORRIDA NO DIA M​UNDIAL DO BEM-ESTAR

Alunos da Enfermagem que compõe a Atlética da Faculdade Israelita das Ciências da Saúde Albert Einstein organizaram, no dia 10/06, uma corrida em comemoração ao Dia Mundial do Bem-Estar, que é celebrado no dia 11/06. O evento, realizado no Parque do Povo, em São Paulo, reuniu alunos das graduações em Enfermagem e Medicina, colaboradores da Instituição e familiares. A corrida de 5 km foi precedida por um aquecimento de 20 minutos, conduzido pelos educadores físicos Rafael Mathias Pitta e Lucas Sertorio Carrascoza que, ao término, realizaram outra atividade de alongamento com os participantes.




Publicado em 13 de junho de 2018

INTEGRAÇÃO FICSAE 2018

No dia 13 de abril, veteranos e calouros das graduações em Medicina e Enfermagem se reuniram na Festa de Integração 2018. O evento contou com música ao vivo e Food Trucks.

CONFIRA ALGUNS MOMENTOS DA FESTA.