Conheça as Graduações Einstein de perto!

Agende uma visita individual ou em grupo para conhecer os cursos e a infraestrutura das nossas unidades.

  • CANDIDATOS / INTERESSADOS (Visitas Individuais) - Clique aqui

  • ESCOLAS / CURSINHOS (Visitas em Grupo) - Clique aqui

Graduação em Enfermagem

Sobre o curso

A Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) é uma das melhores e mais inovadoras do país. Entre seus diferenciais estão o vínculo com o Hospital Israelita Albert Einstein e hospitais públicos parceiros, foco em alta complexidade, metodologias ativas de ensino - como Team-Based Learning (TBL) e Simulação Realística - além do currículo equivalente ao das instituições norte-americanas, facilitando a validação do diploma.

Com mais de 1.000 horas de estágio curricular obrigatório – carga horária bastante superior ao recomendado pelo MEC - o aluno tem contato com a prática desde o primeiro ano de curso. Essa introdução precoce facilita e aprofunda o aprendizado teórico-prático.

Além das atividades acadêmicas da grade regular, a Graduação em Enfermagem também oferece oportunidades extracurriculares, a maioria no Hospital Israelita Albert Einstein, que impulsionam a formação profissional: Monitoria, Programa de Estágio Extracurricular e Iniciação Científica.

A introdução precoce do aluno no ambiente hospitalar, seja em atividades curriculares ou extracurriculares, como a monitoria, favorece a alta taxa de empregabilidade dos nossos recém-formados: aproximadamente 80% são contratados no próprio Einstein.

Currículo

O currículo da Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) integra conteúdos e disciplinas, possibilitando a formulação de um saber crítico-reflexivo e maior apropriação da realidade da atuação do enfermeiro no sistema de saúde. A interdisciplinaridade promove a compreensão do corpo humano como um sistema completamente interligado: a relação do micro com o macro, das causas com as consequências, do normal e patológico, sendo contextualizados simultaneamente.

As atividades teóricas são conduzidas por meio de metodologias ativas de ensino, com ênfase nos métodos colaborativos, como por exemplo, a utilização do Team-Based Learning (TBL). Já as práticas são realizadas com apoio de laboratórios com o recurso da simulação realística, para alavancar o efetivo desenvolvimento das competências profissionais, viabilizando a integração dos conteúdos vistos ao longo do curso.

O Estágio obrigatório de mais de 1.000 horas tem início já no primeiro ano da grade curricular. Enquanto as aulas no laboratório e no Centro de Simulação Realística treinam e capacitam o aluno para desempenhar corretamente as técnicas e procedimentos, o contato com o paciente e todas as suas implicações éticas proporcionam o desenvolvimento de competências comportamentais e humanizam a assistência. Por esse motivo, é fundamental que um curso de Enfermagem esteja vinculado a um hospital.

Saiba mais sobre a Graduação de Enfermagem em nosso canal do Youtube.

Preencha os campos abaixo e receba um e-mail quando o curso abrir inscrições.

A Faculdade

Tradição e Qualidade

Com mais de 30 anos de existência, o curso de Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) representa uma história de sucesso, com ótima avaliação por institutos públicos e privados, apresentando índices de empregabilidade entre os mais altos do país: nos últimos dez anos, mais de 80% dos recém-formados foram contratados pelo Einstein.

Carreira dos Egressos

Em estudo recente e abrangente com egressos do curso, conduzida por instituição de pesquisa externa, constatamos que 82% de nossos ex-alunos atuam na Enfermagem, ocupando cargo de liderança em instituições de saúde privadas, públicas, de ensino, pesquisa e inovação, além da assistência, constatando a versatilidade que a carreira possibilita. Alguns seguem como profissionais autônomos, sócios em empresas de home care, atuam em tecnologia em saúde ou instituições de longa permanência, entre outras possibilidades.

Atuação como Enfermeiro no Exterior

Além disso, nos últimos quatro anos, o número de alunos que atuam como Enfermeiros fora do país aumentou 87%. Esse dado reflete a compatibilidade da grade curricular do curso de Graduação em Enfermagem do Einstein com os bacharelados de outros países, principalmente EUA.

*A Faculdade é reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria Ministerial nº 1855/92 de 18/12/1992 e publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) de 21/12/1992. Recentemente, a faculdade teve a renovação de reconhecimento do curso de Graduação em Enfermagem, por meio da Portaria Nº 949, de 30 de agosto de 2021, publicada no D.O.U em 31 de agosto de 2021

História

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) foi fundada em 1955. Três anos mais tarde, Hans Albert Einstein, filho do renomado Físico Albert Einstein, assentou a pedra fundamental daquele que se tornaria o mais conceituado Hospital da América Latina.

Em 28 de julho de 1971, foi inaugurado o Hospital Israelita Albert Einstein, uma instituição que cresceu e se desenvolveu, consolidando-se como um importante centro médico-hospitalar de alta complexidade, reunindo um conceituado corpo de profissionais da saúde e dispondo das mais avançadas tecnologias hospitalares.

O ideal da SBIBAE em criar uma Faculdade de Enfermagem foi apresentado em 17 de outubro de 1977. Em 1988, seu funcionamento foi então deferido pelo Exmo. Sr. Presidente da República, conforme Decreto 97.142 de 29 de novembro de 1988, tendo o seu reconhecimento publicado pela Portaria do Ministério da Educação nº 1855, de 18 de dezembro de 1992.

Centro de Ensino e Pesquisa Einstein – Campus Cecília e Abram Szajman

Sala de aula com mesas brancas e estrutura de ferro, cadeiras giratorias pretas, espelho em uma das paredes, teto branco com paredes em tom de areia.
Entrada do edifício com um jardim de inverno em formatos arredondados, teto em vibro com entrada de luz natural.
Area ampla na cor branca, com dois bancos de madeira e duas mesas de centro.
Sala de aula branca com televisores pressos na parede, mesas brancas com estrutura de ferro e cadeiras brancas com estrutura de ferro.
Foto panorâmica da entrada.

Inaugurado em março de 2022, o local abriga cursos da FICSAE e pesquisadores institucionais. Localizado em frente ao Hospital Israelita Albert Einstein, encontra-se ligado ao mesmo por uma passarela interna. A integração entre os dois edifícios possibilitará a circulação dos alunos e dos profissionais de saúde para troca de experiências, o que contribuirá para uma formação diferenciada.

O projeto arquitetônico é assinado pelo renomado arquiteto israelo-americano Moshe Safdie, que em seu trabalho priorizou locais mais amplos, iluminados e o contato com a natureza, a fim de tornar o ambiente mais humano, zelando pelo bem-estar de seus frequentadores.

A criação do Centro de Ensino em Pesquisa demonstra o compromisso da SBIBAE com o investimento contínuo em ensino, pesquisa e inovação.

Tem como objetivo promover a melhoria da saúde no país ao formar profissionais capacitados e voltados para a gestão do setor.

Clique aqui para conhecer o Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, através do nosso Tour 360°.

Infraestrutura

Centro de Conhecimento

O Centro conta com a Biblioteca e 6 salas de estudo em grupo. Ocupa o último andar do prédio, está equipada com mobiliário que propicia tanto o estudo individual como as discussões em grupo. Foi cuidadosamente planejado para permitir integração entre os diversos espaços.

Biblioteca ampla com piso em laminado de amdeira, paredes brancas, salas de vidro, sofá azul com detalhes em aço, estantes de altura média em madeira.

Salas de aula – Metodologias Ativas de Ensino

As 20 salas de aula, com capacidade para 65 alunos, foram desenhadas para atender as necessidades dos cursos, especialmente para utilização de metodologias ativas de ensino, de forma a oportunizar distintas situações de ensino-aprendizagem. Estão equipadas com recursos tecnológicos de última geração.

As mesas são amplas e móveis para permitir a adequada acomodação dos grupos, todas com múltiplas tomadas na parte superior do tampo para uso de computadores pelos estudantes. As paredes são recobertas com vidro branco que permite aos alunos e professores escreverem durante a aulas. As vinte salas de aula são equipadas com divisórias automáticas que, quando ativadas, dividem a sala em duas. Dessa forma, as 20 salas com capacidade para 65 alunos podem ser rapidamente transformadas em 40 salas. Todas já estão identificadas com A e B para facilitar a localização do aluno quando as salas estiverem divididas. Tal flexibilidade permite aumentar a capacidade do campus para receber um número maior de turmas de acordo com o número e alunos.

Sala de aula branca com televisores na parede, janelas grandes, com muita iluminação.

Laboratório de Anatomia

O laboratório, equipado com mobiliário ergonômico, apresenta peças anatômicas e manequins plastificados que reproduzem órgãos e estruturas do organismo humano. Além disso conta com equipamentos de áudio e vídeo que permitem projeções durante as aulas práticas. Todos os materiais necessários ficam à disposição para a realização das atividades práticas.

Mesas brancas com estrutura em ferro, cadeiras prestas giratorias e rodinhas, manqueim de esqueleto em frente a cada mesa.

Laboratório de Morfologia

Dispõe de sistema de áudio e vídeo, microfones, telas planas, lousas de vidro, mesas e cadeiras. Conta com 60 Workstation Dell para os alunos e uma para o professor, todas com acesso ao software VH Dissector que oferece ao aluno mais de 2000 estruturas anatômicas, com diversas opções de visão e integração com uma biblioteca de imagens para contextualização do conteúdo. Também está conectado com o sistema de arquivamento de imagens do departamento de diagnóstico por imagem do Einstein.

Mesas brancas com estrutura em ferro, cadeiras brancas de rodinha e computadores.

Laboratório Ariella e Yossi Arazi - Excelência em Prática Clínica

Conta com oito unidades de pacientes, totalmente equipadas. Atende às necessidades prático-pedagógicas de diversas disciplinas dos cursos da área da saúde, nas mais diversas fases dos cursos. No centro da sala encontra-se instalada uma mesa com cadeiras para fomentar as discussões durante as aulas práticas. Além disso, o laboratório possui equipamentos fixos de áudio e vídeo para apoio pedagógico ao professor.

Sala branca com manequins de treinamento deitados em macas.

Laboratório Carlos Francisco Jereissati e Família - Multidisciplinar

Equipado com bancadas de material apropriado, o laboratório atende a diversas disciplinas do curso entre elas Saúde e Doença. Conta armários refrigerados para abrigar adequadamente as peças. Os insumos e demais recursos tecnológicos são apropriados para as aulas práticas.

Bancadas brancas com estrutura em ferro, cadeiras pretas com estrutura em ferro, armarios no final da imagem.

Laboratório - Paciente Crítico

Conta com duas unidades completas de paciente crítico, atendendo às necessidades prático-pedagógicas de diversas disciplinas dos cursos da área da saúde, nas mais diversas fases . É voltado para o treinamento de estudantes para atuação frente ao paciente crítico. Para atender esse objetivo conta equipamentos voltados para a alta complexidade. O laboratório é abastecido por rede de gases que permitem o perfeito funcionamento de equipamentos, conferindo realidade aos procedimentos e treinamentos ali realizados: o aprendizado dos alunos ocorre em um ambiente mais próximo ao real.

Sala branca com dois manequins de treinamento e aparelhos para desenvolvimento prático e teórico.

Estações de Estudo (Individual e grupo)

Dispostas nos Pisos 2, 3, 4 e 5, as estações de estudo possuem tomadas nas bancadas para conectar os equipamentos eletrônicos. Estão equipados com mobiliário ergométrico para garantir o conforto dos estudantes durante as atividades. Além destes espaços, o CEP conta também com estações de estudo na área da biblioteca. O prédio foi projetado de tal forma que a área central é livre de edificações justamente para permitir a plena ocupação dos estudantes.

Sala composta por sofás, poltronas e puffs, com uma parede vidro e mesa de centro.

Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia (CETEC)

O CETEC possui 940 m2 e é destinado ao desenvolvimento de ensino e pesquisa em todas as áreas da saúde nas quais seja necessária infraestrutura para a manipulação cirúrgica. Permite a simulação de diferentes situações cirúrgicas, bem como de radiologia intervencionista, terapia intensiva e mais. Dá suporte a treinamento multiprofissional, tanto em nível de Graduação quanto de Pós-graduação, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com o Centro de Pesquisa Pré-clínica. Equipado com tecnologia experimental de ponta, incluindo infraestrutura para cirurgia robótica e imagem molecular, o CETEC poderá dar suporte para atividades práticas do curso.

Laboratório de centro cirúrgico.

Centro de Simulação Realística (CSR)

O mais avançado método de treinamento em ambiente hospitalar. Apoiado por alta tecnologia, que reproduz experiências da vida real por meio de cenários clínicos, tem como objetivo garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. A utilização do CSR está inserida como estratégia de ensino em disciplinas do curso de Graduação em Enfermagem.

Centro de simulação realística.

Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas (SEIB)

As Bibliotecas dispõem de livros impressos, e-books e periódicos. Possuem terminais para acesso eletrônico ao mais completo acervo de publicações nacionais e internacionais na área da saúde, disponibilizado, também, por acesso remoto.

Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas.

CEEBE (Centro Einstein de Esportes e Bem-estar)

Localizado no Morumbi, próximo ao Hospital, é um espaço de convivência com foco na prática esportiva e que visa ao bem-estar físico e psicológico dos estudantes, apoiando o indivíduo durante sua experiência no Einstein. Para saber mais, acesse.

3 pessoas jogando volei em quadra de areia.

Faça um Tour Virtual e conheça o CEEBE

Comunidade Alumni Einstein

O relacionamento com o Einstein continua após a sua formação. Ao juntar-se a comunidade de ex-alunos(as), chamada Alumni, você tem acesso a uma série de benefícios exclusivos. Desfrute de atualizações regulares sobre as vagas de emprego na instituição, oportunidades de networking com profissionais renomados, gratuidades e desconto de 30% nos eventos científicos Einstein, além do acesso a conteúdos especializados e atualizados na plataforma Alumni Einstein. Aproveite todas essas vantagens para impulsionar sua carreira e manter-se conectado(a) com a comunidade de ex-alunos do Einstein.

Corpo Docente

Diretoria

Dr. Alexandre Holthausen Campos

Dr. Alexandre Holthausen Campos

Pós-doutorado pela Universidade de Atlanta-Morehouse School of Medicine. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Diretor de Graduação em Medicina e Diretor Acadêmico de Ensino junto ao Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Experiência em Educação Médica na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia de células mesangiais e de musculatura lisa vascular.

Acesse o Currículo Lattes

Coordenação

Dra. Andréa Gomes da C. Mohallem

Dra. Andréa Gomes da C. Mohallem

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Administração pela FGV, Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Wenceslau Brás (Itajubá-MG). Coordenadora e Vice-diretora da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, docente da disciplina Capacitação Pedagógica. Autora dos livros Enfermagem Oncológica e Enfermagem pelo Método do Estudo de Casos (Editora Manole).

Acesse o Currículo Lattes
Dra. Mariana L. Rocha Cunha

Dra. Mariana L. Rocha Cunha

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Residência em Enfermagem Pediátrica pela FEHIAE. Especialista em Enfermagem Oncológica pela FEHIAE. Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem do HIAE (FEHIAE). Vice-coordenadora da Graduação em Enfermagem da FICSAE. Docente das disciplinas Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem Oncológica. Docente e Orientadora do Mestrado Profissional em Enfermagem da FICSAE. Coordenadora da Especialização de Enfermagem em Pediatria e Neonatologia e Coordenadora da Pós-graduação Multiprofissional em Oncologia Pediátrica . Membro do Grupo de Estudos de Enfermagem da Família (GeEnf-EEUSP). Autora de capítulos dos livros: Enfermagem Pediátrica (Manole), Terapia Intensiva- Pediatria e Neonatologia (Atheneu), Casos Clínicos em Oncologia (Iátria) e Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem (Elsevier).

Acesse o Currículo Lattes

Corpo Docente

Objetivos e Qualificações

Diferenciais

  • Estágio curricular no Einstein e em instituições públicas da saúde a partir do primeiro ano do curso;
  • Bolsas de até 100% por critério socioeconômico;
  • Monitoria, que possibilita oportunidades de aprendizagem e bolsa de 50%;
  • Estágio extracurricular remunerado no Einstein durante o último ou penúltimo ano da Graduação;
  • Oportunidade de Intercâmbio em Hospital e Universidade nos EUA;
  • Oportunidade de contratação pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Metodologia de Ensino

Currículo Veteranos

Currículo 2024 (Total Carga Horária: 4125)

Carreira e Estágios

A enfermagem evolui a cada dia

Com as mudanças ocorridas na profissão, nos últimos anos, o Enfermeiro passou a atuar em diversas novas áreas. Há dez anos, era incomum encontrar profissionais da Enfermagem responsáveis por gestão de qualidade, área comercial de produtos e equipamentos hospitalares ou ocupando cargos de Gerente de Novos Projetos e até Pesquisador Clínico. Hoje, a Enfermagem conquista um papel cada vez mais estratégico nas instituições de saúde. Atuando junto ao paciente durante todo o processo e ainda mais capacitados e especializados, respondem por procedimentos mais complexos, geram patentes e conhecimentos científicos. A Enfermagem brasileira, por exemplo, é a sexta na produção mundial de pesquisas acadêmicas.

No último ano do curso de Enfermagem do Einstein, os alunos têm a oportunidade de ingressar no Hospital pelo programa de Estágio Extracurricular Remunerado. Se bem avaliados, são admitidos como Enfermeiros Juniores, primeiro degrau do plano de carreira institucional. São vários os casos de sucesso de ex-alunos que hoje fazem parte do seleto grupo de Enfermeiros Seniores e Coordenadores, que respondem por equipes de mais de 100 profissionais, com bons salários e oportunidades de crescimento.

Atualmente, a carreira é considerada uma das mais promissoras e tem ganhado destaque também fora dos hospitais, com profissionais abrindo seus próprios negócios na área. Em 2018, o Conselho Federal de Enfermagem regulamentou o funcionamento de consultórios e clínicas, como os dedicados aos cuidados de pacientes da terceira idade e assistência ao parto.

Salário

No Einstein o salário do Enfermeiro recém-formado (Júnior) é de aproximadamente R$ 4.500,00. A carreira de Enfermeiro na Instituição inclui ainda os cargos de Enfermeiro Pleno, com salário de R$ 8.500,00 e Sênior, com remuneração aproximada de R$ 9.000,00. Os demais cargos de gestão como Coordenador, Gerente e Diretor, obedecem a remuneração do mercado para os cargos de gestão.

Estágio curricular

O Estágio tem início já no primeiro ano da grade curricular. Enquanto as aulas no laboratório treinam e capacitam o aluno para desempenhar corretamente as técnicas e procedimentos, o contato com o paciente e todas as suas implicações éticas proporcionam competências e humanizam a assistência. Por esse motivo, é fundamental que um curso de Enfermagem esteja vinculado a um hospital.

Com o objetivo de promover um aprendizado completo, em todas as possíveis áreas de atuação, os campos de Estágio incluem instituições públicas e particulares de saúde. Na área hospitalar, além de no próprio Einstein, os alunos atuam no Hospital Municipal M'boi Mirim - Dr. Moysés Deutsch, Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho, Hospital do Campo Limpo, CRT Aids, entre outras importantes instituições de saúde. Na atenção primária, a parceria público-privada entre o Einstein e a Prefeitura de São Paulo, possibilita a inserção dos alunos para o desenvolvimento do estágio nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Assistência Médica Ambulatorial (AMA). As atividades desenvolvidas em cada Estágio obedecem aos objetivos da disciplina.

Atividades Extracurriculares

Programa de Monitoria

Oferece aos alunos a possibilidade de participar de monitorias, nas quais os alunos selecionados executam atividades não assistenciais, no período da tarde, em diversas áreas do Hospital Israelita Albert Einstein. As atividades desenvolvidas pelos monitores incluem levantamento de dados dos prontuários eletrônicos, logística para treinamento de profissionais, construção de planilhas entre outras. As vagas de monitoria são divulgadas no decorrer do ano letivo, de acordo com a necessidade dos gestores das áreas do Einstein. Para concorrer, o aluno deve estar devidamente matriculado, realizar inscrição e participar de entrevista com o gestor da área escolhida nas datas pré-estabelecidas pela Instituição. Após a aprovação, o estudante desenvolverá atividades de acordo com a proposta da área solicitante e será contemplado com um desconto correspondente a 50% do valor da mensalidade atual da Graduação em Enfermagem.

  • Para alunos a partir do 1º ano;
  • Abrangência: 60% dos alunos do curso;
  • Bolsa: 50% de desconto na mensalidade do curso.

Programa de Estágio Extracurricular (inclui remuneração)

O Estágio Extracurricular é um programa de extensão, opcional, oferecido em diversas Unidades do Einstein como UTI, Semi-intensiva, maternidade, pediatria, oncologia e outras. Além da remuneração de aproximadamente R$ 2.000,00, o aluno selecionado mediante processo seletivo, recebe benefícios como transporte e alimentação. É uma grande oportunidade de vivenciar o dia a dia de um dos mais conceituados hospitais da América Latina, um grande diferencial no currículo, além da possibilidade de contratação.

  • Para alunos do 3º ou 4º ano;
  • Abrangência: 70% dos alunos do último ano;
  • Remuneração: aproximadamente R$ 2.000,00.

Programa de Iniciação Científica da FICSAE

O Programa de Iniciação Científica da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein tem como objetivo desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa, por meio da participação dos alunos em pesquisas aprovadas na Instituição, com orientação de pesquisadores e docentes do Einstein.

Regulamento

Clique aqui e confira o regulamento do programa de Iniciação Científica.

Processos de Execução

Etapas do processos de execução. Primeira Etapa - Aluno e Orientador: planejam em conjunto as etapas que farão parte das atividades de Iniciação Científica, incluindo os acordos de tempo de dedicação, cronograma, metas e a periodicidade dos encontros entre aluno e orientador. Segunda Etapa - Programa de Iniciação Científica: realizará encontros semestralmente com os alunos para acompanhar o andamento das atividades de pesquisa. Terceira Etapa - Programa de Iniciação Científica: realizará reuniões periódicas com os orientadores que já possuem alunos para esclarecimento de dúvidas e sobre a condução da orientação. Quarta Etapa - Aluno e Orientador: entregam relatório de acompanhamento de IC após seis meses do início do projeto. Quinta Etapa - Aluno e Orientador: Aluno e orientador: entregam relatório cientifico final após o término do projeto. Sexta Etapa: Programa de Iniciação Científica: emitirá certificados de conclusão de Iniciação Científica após validação do relatório científico final pelo Comitê do Programa.

Etapas do processos de execução:

  1. Aluno e Orientador: planejam em conjunto as etapas que farão parte das atividades de Iniciação Científica, incluindo os acordos de tempo de dedicação, cronograma, metas e a periodicidade dos encontros entre aluno e orientador;
  2. Programa de Iniciação Científica: realizará encontros semestralmente com os alunos para acompanhar o andamento das atividades de pesquisa;
  3. Programa de Iniciação Científica: realizará reuniões periódicas com os orientadores que já possuem alunos para esclarecimento de dúvidas e sobre a condução da orientação;
  4. Aluno e Orientador: entregam relatório de acompanhamento de IC após seis meses do início do projeto;
  5. Aluno e Orientador: entregam relatório cientifico final após o término do projeto;
  6. Programa de Iniciação Científica: emitirá certificados de conclusão de Iniciação Científica após validação do relatório científico final pelo Comitê do Programa.

Bolsas Institucionais de Iniciação Científica

Duas vezes por ano, o Programa abre chamada para concessão de bolsas, que obedecem a critérios estabelecidos em edital, divulgado oportunamente.

Intercâmbio

Currículo da graduação em Enfermagem do Einstein foi considerado equivalente ao das universidades americanas.

Thaís Trufa

Em algum momento já passou pela sua cabeça poder exercer uma profissão na área da saúde no exterior, usando a sua formação brasileira? A ex-aluna da Graduação em Enfermagem do Ensino Einstein, Thais Bispo Gonzalez Truffa, formou-se em 2008 e hoje atua como Enfermeira e Coordenadora de Pesquisas Clínicas na empresa Accel Research Sites, uma rede americana de clínicas de pesquisas científicas.

Ela conseguiu a licença para exercer a profissão de Enfermeira nos Estados Unidos sem que fosse necessário cursar nenhuma disciplina teórica ou prática a mais do que já havia cumprido no Brasil. Ou seja, a grade curricular contida no histórico escolar do Ensino Einstein foi considerada 100% compatível com o currículo adotado nos Estados Unidos.

"Eu tenho certeza de que se não fosse por todo o ensinamento obtido na Graduação do Einstein e por todo o suporte da Instituição recebido durante o processo, não teria sido possível alcançar esse resultado de forma tão satisfatória e tranquila", conta Thais.

Segundo ela, a Graduação lhe ofereceu toda a base para prestar a prova técnica e obter êxito. "Eu acho que não teria passado logo de cara se eu não tivesse tido uma preparação excelente". Thais narra que durante o teste, ao ler certas perguntas, lembrava-se exatamente de professores explicando aqueles conceitos. "Passou um filme na minha cabeça e eu fui me recordando de tudo, mesmo depois de 11 anos de formada".

Conheça mais sobre a história da Thaís Truffa.

Apoio Financeiro ao Estudante

A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) oferece duas opções de apoio financeiro para os candidatos interessados em cursar suas Graduações: Monitoria Remunerada e Bolsas de Estudos. Especificamente para os candidatos da Graduação em Medicina são oferecidas modalidades distintas de apoio financeiro, que podem ser encontradas no menu do curso em nosso site.

Monitoria Remunerada

A FICSAE oferece a oportunidade de Monitoria Remunerada à alunos selecionados, exceto os da Graduação em Medicina, de participarem de atividades em diversas áreas do Hospital Israelita Albert Einstein. Essas atividades não envolvem interação com pacientes e podem incluir levantamento de dados dos prontuários eletrônicos, logística para treinamento de profissionais, construção de planilhas, entre outras tarefas.

Por meio do programa de monitoria, o aluno participante recebe um desconto na mensalidade proporcional à carga horária executada. Essa carga horária pode ser de 80 ou 45 h/mês, com um valor hora de R$15,50.

Para participar, é necessário que o aluno esteja devidamente matriculado e se inscreva em um processo seletivo conduzido pelo gestor da área solicitante. As vagas de monitoria são divulgadas no portal do aluno ao longo do ano letivo, de acordo com a necessidade dos gestores do Einstein.

Bolsas de Estudos

Esse benefício é concedido apenas no momento da matrícula, por meio de um processo seletivo adicional ao vestibular que leva em consideração critérios socioeconômicos e a classificação do candidato no vestibular. São oferecidos descontos de até 100% nas mensalidades do curso e a porcentagem é determinada por meio da análise socioeconômica do candidato. É importante destacar que este apoio financeiro não prevê restituição do benefício concedido.

Você pode acessar aqui o regulamento de concessão de Bolsas de Estudos da FICSAE.

Importante: anualmente é realizada uma reavaliação dos alunos contemplados para renovação do benefício concedido. Neste momento, há a possibilidade de realocação ou término do benefício caso ocorra alguma alteração no perfil socioeconômico, medidas disciplinares ou reprovação do estudante.

Documentação para a solicitação

Organize-se antecipadamente e reúna os documentos e as informações necessárias para a solicitação de análise para Bolsas de Estudos. Não se esqueça de formalizar a solicitação quando o processo for aberto. Confira detalhes:

  1. Lista de Documentos
  2. Modelo de formulário;

Processo de Solicitação de Análise para Bolsas de Estudos 2023

Atenção: O período de solicitação para análise de Bolsas de Estudos do vestibular 2024 será de 15/09/2023 até às 13h do dia 02/11/2023.

Fique atento(a) a esse prazo e realize a sua solicitação dentro do período estabelecido.

O formulário on-line para solicitar esta análise será disponibilizado aqui e reforçado via comunicado oficial em tempo apropriado.

Clique aqui e preencha o formulário on-line para solicitação de Bolsas de Estudos

Etapas do Processo de Análise para Bolsas de Estudos

Os candidatos que desejam solicitar a análise para o apoio financeiro devem realizar o vestibular e submeter-se a uma análise paralela para a receberem o benefício.

Esta solicitação destina-se apenas a candidatos ingressantes na instituição e que não façam parte do processo de transferência para a FICSAE.

Atente-se as etapas da solicitação de análise para apoio financeiro a seguir:

  1. Realize o processo seletivo via vestibular;
  2. Adiante-se reunindo os documentos necessários para a solicitação de análise para Bolsa de Estudos;
  3. Prepare antecipadamente o formulário de solicitação de análise;
  4. Formalize a sua solicitação de análise para Bolsas de Estudos dentro do período determinado;
  5. Aguarde o resultado que será informado junto à aprovação no vestibular;
  6. Realize sua matrícula dentro do prazo indicado, pois, caso contrário, perderá automaticamente o benefício concedido.

Certifique-se de seguir essas etapas cuidadosamente para não perder a oportunidade de se inscrever no processo de seleção para as Bolsas de Estudos. Destacamos que a ausência de um dos documentos necessários acarreta a exclusão automática do candidato interessado.

Perguntas frequentes

Clique aqui e acompanhe algumas perguntas comuns que recebemos regularmente. Esperamos que essas respostas ajudem a esclarecer suas dúvidas e orientem você durante o processo.

Se você tiver alguma pergunta adicional que não esteja listada aqui, não hesite em nos contatar via candidato@einstein.br ou 11 2151-1001.

FIES

O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Quem pode solicitar o FIES?

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Para se inscrever na modalidade FIES é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Confira os passos para solicitar o financiamento:

  1. Inscrição no FIES
    Preencher a ficha de inscrição on-line, disponível no site do FIES de acordo com o período especificado no Edital SESU.

  2. Classificação
    Os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre as 3 (três) opções de curso/turno/local de oferta escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, observada a seguinte sequência:
    1. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
    2. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
    3. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
    4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.
    Serão pré-selecionados na chamada única os candidatos classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.

  3. Resultado
    O candidato pode consultar o resultado das modalidades FIES no site. Os candidatos pré-selecionados na chamada única para a modalidade FIES devem complementar suas informações no site, para contratação do financiamento.

  4. Validação das informações
    Após a complementação da inscrição no FIES, o candidato deve:
    1. Entrar em contato com o CPSA para agendar a validação das informações em até 5 (cinco) dias, contados a partir do dia subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade do FIES. Nesse momento, o candidato deverá apresentar os documentos comprobatórios das informações que inseriu na inscrição;
    2. Comparecer a um agente financeiro em até 10 (dez) dias, contados a partir do 3º dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.

NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante)

Além da excelência no Ensino, o Einstein busca o contínuo apoio à saúde mental de seus estudantes, seja para direcionar problemas de ansiedade e estresse da vida acadêmica e pessoal, ou situações de vulnerabilidade psicossocial. Por isso, oferece aos seus estudantes diversas ações por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) incluso na mensalidade, como o Serviço de Apoio Psicológico com direito a sessões com psicólogos do próprio Einstein.

O estudante tem a opção de escolher a frequência de consultas para conversar com profissionais a respeito de anseios sobre sua vida, tanto acadêmica, como pessoal. Todos os profissionais são altamente qualificados e preparados para auxiliar nossos estudantes durante sua trajetória no curso.

Além disso, a instituição conta com Grupos de Conversa OUVID em que o estudante pode compartilhar experiências junto a outros colegas para exercitar a prática da ajuda e melhoria em grupo.

Outra extensão é o Programa de Orientação Pessoal (POP), que oferece serviços de atendimento psicológico 24 horas por dia, 7 dias por semana, tanto para estudantes como para seus familiares, além de outros atendimentos, como Pedagogia, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física, Pet Consultoria, Finanças e Jurídico.

Conheça cada uma dessas iniciativas aqui.

Fundo de Estímulo ao Conhecimento

O Ensino Einstein, por meio do Fundo de Estímulo ao Conhecimento, concede Bolsas de Estudos para a formação de centenas de alunos em vulnerabilidade socioeconômica. E você pode colaborar com essa transformação social baseada no ensino de qualidade

  • Doações a partir de R$ 50,00
  • Bolsas de Estudos para alunos selecionados dos cursos: Ensino Médio, Cursos Técnicos e Graduações
  • Desde 2016:
    • + 270 bolsistas formados
    • + 660 bolsas concedidas

Transforme vidas e mude o futuro: Doe para o Fundo de Estímulo ao Conhecimento.

Saiba mais

Processo Seletivo

A Graduação em Enfermagem do Einstein oferece três opções de ingresso: vestibular, ENEM e Acesso Internacional.

Ingresso via Vestibular

O Vestibular para a Graduação em Enfermagem é realizado em fase única, que contempla a avaliação das competências acadêmicas por meio de prova objetiva, questões dissertativas e redação.

Ingresso via ENEM

Os candidatos que decidirem utilizar a nota do ENEM para o processo seletivo deverão fazer essa opção no ato da inscrição online, no site da VUNESP. A classificação se dará de acordo com desempenho obtido no Enem 2021 ou 2022. Neste caso, os participantes não serão convocados a realizar as provas do Vestibular.

Ingresso via Acesso Internacional (IB/ABITUR)

Os candidatos que decidirem aplicar para o processo seletivo internacional deverão fazer essa opção no ato da inscrição online, no site da VUNESP. A classificação se dará de acordo com o desempenho no IB/ ABITUR. Neste caso, os participantes não serão convocados a realizar as provas do Vestibular.

Confira o Edital VESTIBULAR 2024!.

Confira as datas do Vestibular 2024:

07/08 a 05/10/2023
Período de inscrições no site www.vunesp.com.br.
06/10/2023
Data limite para pagamento do boleto.
23/10/2023
Divulgação do local da prova da 1ª fase do acesso via vestibular no site www.vunesp.com.br
02/11/2023
Realização da prova da 1ª fase do acesso via vestibular
02/11/2023
Divulgação do gabarito das questões objetivas da prova em www.vunesp.com.br
03 a 06/11/2023
Período para interposição de recurso das questões objetivas.
05/12/2023
Divulgação da lista de classificação geral após a avaliação dos recursos da prova objetiva (ver página 33) – www.vunesp.com.br
05 e 06/12/2023
Período para interposição de recurso de resultado das notas da prova dissertativa e da redação.
19/12/2023
A partir das 16hs, divulgação da lista de classificação geral após a avaliação dos recursos das notas da prova dissertativa e da redação e convocação para matrícula em 1ª chamada no site em www.vunesp.com.br
19, 20 e 21/12/2023
Período de matrícula 1ª chamada na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (ver endereço na página 41).
09/01/2024
Divulgação da lista dos candidatos convocados em 2ª chamada em www.vunesp.com.br

Divulgação da lista da classificação geral dos candidatos do acesso internacional IB/ABITUR em www.vunesp.com.br (ver página 24).
09 a 11/01/2024
Período de matrícula 2ª chamada na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (ver endereço nas páginas 41, 42 e 43).
17/01/2024
Divulgação da lista dos candidatos convocados em 3ª chamada em www.vunesp.com.br
17 a 19/01/2024
Período de matrícula 3ª chamada na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (ver endereço nas páginas 41, 42 e 43).
24/01/2024
Divulgação da lista dos candidatos convocados em 4ª chamada em www.vunesp.com.br
29 e 30/01/2024
Período de matrícula 4ª chamada na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (ver endereço nas páginas 41, 42 e 43).
05/02/2024
Divulgação da lista dos candidatos convocados em 5ª chamada em www.vunesp.com.br
05 e 06/02/2024
Período de matrícula 5ª chamada na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (ver endereço nas páginas 41, 42 e 43).

Acesso via transferência (Vagas Remanescentes)

O processo seletivo é composto de duas fases: análise curricular e entrevistas.
Todas as fases são eliminatórias e não cabe recurso a nenhuma delas.

Serão oferecidas vagas para as seguintes turmas: Segundo ao sexto semestre: 10 (dez) vagas.

Datas e Etapas do Processo Seletivo

30/11/2023 a 21/01/2024
Inscrições no site
23/01/2024 às 14h
Convocação para a entrevista online
24 e 29/01/2024
Realização da entrevista online
30/01/2024
Divulgação dos candidatos classificados em chamada única
30 e 31/01/2024
Realização das matrículas
05/02/2024
Início das aulas

Confira o Edital de Transferência – Verão 2024

Formulário para transferência

Clique aqui preencha o formulário de inscrição!

O envio da documentação deve ser feito somente via formulário. Não serão considerados documentos enviados por e-mail. Em caso de dúvidas, entre em contato: candidato@einstein.br


- Unidade

Horário das aulas:

Manhã, das 7h30 às 12h30

** As aulas do 1º ano iniciam às 7h15.


Horário dos estágios:

Manhã, das 7h às 12h30


Horário de atendimento da Unidade:

Telefone:

Endereço:

Mais Informações:

Como chegar
Conheça mais sobre a Unidade

Confira a galeria de imagens:

Faça uma visita virtual
por algumas unidades
do Ensino Einstein

Clique aqui

Facilidades

Fale conosco

Atendimento ao Aluno

Unidade Morato com alunos na porta de entrada.

Dúvidas frequentes

Fique por Dentro

O blog do Ensino Einstein