A Faculdad​e Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein encontra-se entre os melhores e mais inovadores cursos de graduação em Enf​ermage​m do país.

Uma de nossas grandes preocupações é inovar também na metodologia de ensino. Predomínio de metodologias ativas com destaque para o TBL* (Team Based Learning)
TBL é uma estratégia  de aprendizagem centrada no aluno, baseada em equipes.  A participação ativa no aprendizado permite o desenvolvimento de habilidades como a resolução de problemas e  o trabalho em equipe. Somos pioneiros em introduzir o Centro de Simulação Realística nas disciplinas, em empregar o método do estudo de caso para estabelecer uma aprendizagem significativa e em desenvolver o Programa de Estágio Extracurricular e as monitorias em parceria com o Einstein.

QUALIFICAÇÃO OBTIDA​

Bacharel em Enfermagem

DIFERENCIAIS

  • Estágio curricular no Einstein e em Hospitais públicos a partir do 1º ano do curso
  • Monitoria que possibilita diversas oportunidades de aprendizagem
  • Estágio Extracurricular Remunerado
  • Oportunidade de contratação no Hospital Israelita Albert Einstein​​
  • Centro de Simulação Realística como estratégia de ensino para consolidar o conhecimento
  • Curso focado em pacientes graves
 
 
 

CURRÍCULO

O currículo do curso de graduação em enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein foi recentemente reformulado de forma a integrar conteúdos de disciplinas. Os conteúdos integrados, portanto não fragmentados como no ensino tradicional, possibilitam a formulação de um saber crítico-reflexivo e maior apropriação da realidade. O objetivo de um currículo integrado é favorecer o aprendizado do aluno, como por exemplo, na disciplina de Morfologia, onde o conteúdo de anatomia está integrado à histologia. A interdisciplinaridade é outra característica do curso que tem o interesse de promover a compreensão dos alunos em relação ao corpo humano enquanto sistema completamente interligado, de forma que o cuidado com a saúde do corpo exige a relação do micro com o macro, das causas com as consequências, do normal e patológico, sendo contextualizados simultaneamente.

A Faculdade oferece mais de 1.100 horas de estágio curricular obrigatório, carga horária bastante superior ao que recomenda o MEC. O estágio inicia no 1º ano da grade curricular. Isto porque acreditamos que, embora fundamental, o laboratório tem a função limitada de treinar o aluno para desempenhar corretamente as técnicas e procedimentos. O aprendizado é obtido durante o período de estágio, com a experiência real. Só o contato com o paciente e todas suas implicações éticas podem proporcionar competência e humanizar a assistência. Por esse motivo, é fundamental que um curso de graduação em enfermagem esteja vinculado a um hospital, particular ou universitário.

 

Grade curricular - para alunos​ que ingressaram no curso a partir de 2016

1° semestre
Morfologia 210 horas
Metodologia I 60 horas
Células e Genes I 90 horas
Nutrição 30 horas
Agente Hospedeiro I 60 horas
Aspectos Psicossociais I 60 horas
Total 510 horas

2° semestre
Biologia da Reprodução 90 horas
Saúde das Populações 30 horas
Saúde e Doença I 120 horas
Agente Hospedeiro II 90 horas
Capacitação Pedagógica 45​ horas
Bases Conceituais da Enfermagem 30 horas
Aspectos Psicossociais II 30 horas
Atenção Básica I 45 horas
Total 480 horas

Grade curricular - para alunos que concluem o curso entre 2016 e 2018

1° semestre
Anatomia I 60 horas
Bioestatística 60 horas
Bioquímica 30 horas
Citologia/Histologia 90 horas
Fisiologia I 60 horas
Genética I 30 horas
Microbiologia 45 horas
Nutrição 30 horas
Parasitologia I 30 horas
Psicologia Aplicada à Saúde 60 horas
Total 495 horas

2° semestre
Anatomia II 60 horas
Bases Conceituais da Enfermagem 30 horas
Biofísica 30 horas
Embriologia 30 horas
Epidemiologia 30 horas
Fisiologia II 60 horas
Genética II 30 horas
Imunologia 45 horas
Parasitologia II 30 horas
Capacitação Pedagógica 45 horas
Sociologia e Antropologia 30 horas
Total 420 horas

Certificações

 
 
​​​​​​​​​​​​​​
​​​