O que é o Médico de Família?

5 minutos para ler

O que é um médico de família e como ele atua?

A medicina de família e comunidade é uma especialidade médica e para ser reconhecido como profissional nessa especialidade é necessário, após a faculdade, fazer uma residência médica e/ou prestar uma prova de titulação na especialidade. O profissional dessa especialidade pode atuar em diversos cenários, tanto no setor público quanto privado do sistema de saúde, como:

  • Ambulatórios;
  • Hospitais;
  • Gestão de serviços de saúde;
  • Ensino e pesquisa.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

O médico de família é um especialista para além das doenças, ele é um especialista em gente. Sua atuação é baseada na relação médico-paciente, que deve ser individualizada para cada pessoa. Além disso, esse especialista tem o papel de evitar que as pessoas façam exames desnecessários, procedimentos, consultas e intervenções que não sejam indicadas ou que possam trazer mais riscos do que benefícios.

A atuação do médico de família traz o privilégio de todos os dias poder ouvir toda e qualquer pessoa e, assim, poder cuidar delas.

Que tipo de atendimento ele realiza?

São realizados atendimentos às pessoas independentemente do gênero, idade, doença ou condição de saúde, podendo atender gestantes, crianças, adultos e idosos com as mais diversas dúvidas e queixas (ginecológicas, respiratórias, cardiológicas, urinárias, entre outras).

Como um médico de família pode contribuir para minha saúde? 

O médico de família faz um atendimento individualizado para as pessoas com os mais diversos históricos. Para a construção dessa relação de cuidado, é importante que o médico de família saiba além do histórico de saúde, o entendimento de vida, medos, angústias, desejos, sonhos e planos de seus pacientes.

Essas são informações importantes para que, de forma compartilhada, possamos buscar uma melhora na qualidade de vida, manutenção da saúde, cuidado das doenças e diminuição da carga que as doenças podem trazer para as pessoas. Na Clínica Einstein esse atendimento é feito por médicos e enfermeiros, com apoio de nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, entre outros, trabalhando juntos para garantir o cuidado da sua saúde e construir um plano de cuidado exclusivo para você.

Quais doenças um médico de família trata?

O treinamento do médico de família é focado nas condições mais prevalentes na população, por exemplo: 

  • ​Medidas de prevenção (check-ups);
  • Promoção da saúde;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Doenças respiratórias;
  • Corrimento.

Como é a relação do médico de família com outras especialidades?

O médico da família atua de forma conjunta com as mais diversas especialidades médicas e também com outras profissões, tanto do universo da saúde como de outras áreas, quando for importante para a pessoa atendida.

Às vezes, é necessário compartilhar o cuidado com outro profissional médico, quando um tratamento não está trazendo o resultado esperado ou existe uma condição que não é tão prevalente. Dessa forma, o atendimento ocorre de forma complementar e conjunta com todas as especialidades.

Qual a diferença entre um médico de família e um clínico geral?

Segundo Rafael Herrera Ornelas, médico de família da Clínica Einstein, são duas especialidades diferentes sendo que o clínico geral está mais acostumado a lidar com pacientes adultos e casos de internação, enquanto o médico de família é mais generalista e atua independentemente da faixa etária e do gênero do paciente.

“Nós fazemos o primeiro diagnóstico, identificamos condições de risco, fazemos check-ups, rastreamentos. E, quando a necessidade do paciente foge do nosso escopo (como por exemplo não responder a determinado tratamento, ou receber diagnóstico de uma doença mais complexa), encaminhamos para o médico especialista naquela área”, explica.

De acordo com Ornelas, estudos demonstram que os médicos de família atingem cerca de 90% de resolutividade dos problemas de saúde quando se tratam de questões que podem ser resolvidos na atenção primária.

“A intenção não é resolver 100% dos casos, isso nem seria possível porque há casos fora do escopo de atuação”, complementa.

Além disso, vários estudos mostram que os serviços de saúde que se organizam com foco na atenção primária têm melhores resultados clínicos e desfechos no controle das doenças, além de menos internações e taxas de óbitos.

“Todos os indicadores melhoram”, afirma o médico.

Como é o acompanhamento? O médico de família me acompanhará pela vida inteira?

Sim, diversos estudos sugerem que pessoas que têm o seu médico de família que o acompanham por um longo período de tempo têm uma saúde melhor, controlam mais suas doenças e internam menos.

Revisão técnica: Rafael Herrera Ornelas, médico de família do Hospital Israelita Albert Einstein

Posts relacionados