Comparativo: água sem gás x água com gás

4 minutos para ler

Saiba as diferenças entre água sem gás e água com gás neste conteúdo!

Por Mariana Marrone Burmeister  e Caroline Missen, nutricionistas do Hospital Israelita Albert Einstein

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

A água é uma bebida essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Mas você sabe a diferença entre a água com gás e a sem gás? Para entender as diferenças entre os dois tipos, conversamos com a nossa equipe de nutrição, que respondeu as principais dúvidas sobre o tema.

Conheça as principais dúvidas sobre o assunto

Como é feito o preparo da água com gás?  

Existem duas formas de gaseificação da água, a forma natural e a forma artificial.

  • Gaseificação Natural: O próprio reservatório de água subterrâneo libera minerais e o calor agrega vapores e gases. A água aquecida fica leve e acaba subindo, onde é envasada para comercialização e consumo.
  • Gaseificação Artificial: É o processo mais usado no Brasil e nos países que produzem água mineral. A água é retirada da fonte e armazenada em reservatórios de aço inox. Neste ambiente a água passa por um processo chamado desairador, onde se tira todo o oxigênio de sua composição e o gás carbônico é acrescentado no lugar, deixando a água gaseificada para consumo.

Quais são as diferenças entre a água com gás e a sem gás?

  •  Água Mineral: Retirada de fontes hidrominerais de áreas protegidas de poluição, podem possuir maior ou menor quantidade de minerais, depende do local. Possuem minerais naturais, por isso possuem propriedades terapêuticas. Essa água é naturalmente potável e própria para o consumo humano.
  •  Água Mineral com Gás: Água originária da fonte natural com dióxido de carbono, ou seja, naturalmente gaseificada, tendo seu sabor mais suave do que a água gaseificada.
  •  Água Gaseificada: Quando a água potável ou água mineral natural passa pelo processo artificial mencionado anteriormente no momento do envase.

A água com gás hidrata?

Assim como a água mineral, a água gaseificada (naturalmente ou por processo industrial) possui o mesmo poder de hidratação.

Para pessoas que fazem academia a água com gás é mais indicada?

Prefira o consumo da água mineral sem gás. 

Beber água com gás pode fazer mal para o estômago?

A água com Gás – possui um pH um pouco mais ácido (5 – 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás. Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto.

Ingerir muita água com gás pode fazer mal?

Em excesso, a água gaseificada pode causar certo desconforto. Prefira o consumo da água mineral sem gás.  A ingestão de água ao longo do dia é uma das recomendações básicas para manutenção da saúde e hidratação do corpo.

A quantidade recomendada de água por dia pode variar de pessoa para pessoa e tem a ver com o nível de atividade física do indivíduo, a temperatura ambiente, o nível de umidade do ar e outras condições físicas de cada um.

Para facilitar, é indicado beber em média oito copos de 250 ml de água o que equivale a dois litros por dia. Beber água regularmente é fundamental para saúde, pois cerca de 60% do corpo é composto por água. Importante não ser ingerida durante as refeições e sim nos intervalos das mesmas.

O hábito de beber água ao longo do dia mantém o corpo hidratado, intestino funcionando e melhora a diurese. Uma dica é andar com uma garrafinha de água a tira colo. No trabalho, na atividade física, em qualquer ambiente. Isso facilita lembrar-se da importância do líquido para a saúde.  

Quer saber mais sobre esse e diversos outros assuntos? Então inscreva-se agora mesmo em nossa newsletter e passe a receber nossos conteúdos diretamente em seu e-mail! 

Referências:
https://www.reservatoriodeaguamineral.com.br/comoefeitaaaguamineralcomgas/
Código de águas minerais. Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)
Anvisa
Conselho Federal de Nutricionistas

Posts relacionados