Qual o impacto do estresse no sono?

4 minutos para ler

Já aconteceu de você acordar no meio da noite com a mente atormentada por aquele problema que não conseguiu resolver? Ou de sentir uma inquietação difícil de ser acalmada na véspera de um evento importante? E quem nunca acordou muito antes do alarme tocar? Acredite, essas situações são mais frequentes do que imaginamos, e podem ser um dos primeiros sinais de que o estresse pode estar afetando seu bem-estar durante o sono.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

Estresse: conheça as principais causas e seus efeitos no organismo

O estresse aparece com situações novas, que precisamos solucionar ou nos adaptar. É um momento de desequilíbrio, que pode ser ocasionado por algo positivo, como uma festa, casamento, nascimento de filhos, ou ocasiões desconfortáveis, como demissão ou diagnóstico de doença grave na família. Ele ocorre em situações que exigem maior esforço emocional para serem enfrentadas, fazendo com que nosso corpo se mantenha mais alerta.

Durante o estresse o organismo produz a adrenalina necessária para encararmos tais circunstâncias, nos deixando prontos, cheios de energia e sem sono, a fim de buscar uma resolução e/ou adaptação dentro do cenário.

É comum que nessa fase alguns sintomas comecem a aparecer, como tensões musculares, irritabilidade e insônia. De acordo com a duração dessas situações, o estresse passa a ser prejudicial, ou seja, se não retomamos o equilíbrio, os sintomas podem se agravar.

Como driblar situações de estresse e ter uma melhor noite de sono?

Sabemos que não conseguimos eliminar o estresse do dia a dia, por isso é necessário o desenvolvimento de habilidades para lidar com essas adversidades com menos prejuízo possível. Primeiramente,  é importante saber o que te deixou estressado, e agir a fim de encontrar maneiras eficientes de evitar essas situações ou resolvê-las.

Sabe-se que uma boa noite de sono é essencial para nos manter revigorados e lidar com os desafios diários, mas, quando a dificuldade para dormir passa a ser constante, o rendimento e produtividade diários são afetados. Sendo assim, antes de dormir, precisamos relaxar! É importante reduzir a adrenalina produzida para garantir um sono reparador.

Além disso, precisamos desacelerar para que o organismo entenda que é hora de dormir. A melhor maneira de fazer isso é manter o ambiente calmo, com pouca ou nenhuma luz, sem muitos estímulos e o mais confortável possível. E lembre-se: é recomendado estabelecer uma rotina para a hora do sono, com horários e hábitos regulares para melhor eficácia.

Está comprovado cientificamente que a prática de atividades físicas regulares também é muito eficaz na redução do estresse e traz grandes benefícios na hora do sono, desde que não seja muito próxima ao horário de dormir, sendo uma ótima alternativa de manejo.

A qualidade dos alimentos também pode contribuir para uma boa noite. Uma alimentação balanceada, principalmente à noite, pode ser fundamental para um sono de qualidade. Por isso, recomenda-se evitar os alimentos estimulantes e os que contêm cafeína, como chá mate, chá verde, café, refrigerantes, chocolates, castanhas, nozes e amendoim, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.

E não se esqueça dos exercícios de relaxamento, como meditação, alongamento, banho quente e técnicas de respiração. Eles podem ser de grande ajuda antes de deitar.

Caso o sono continue ruim, vale a pena procurar por uma avaliação profissional, a fim de identificar um tratamento mais eficiente.

Confira também: principais informações sobre sonambulismo e outras parassonias!

Revisão técnica: Letícia Maria Santoro Franco Azevedo Soster e Nathalia Borio, neurologista infantil e neurofisiologista clínica e pneumologista, do Hospital Israelita Albert Einstein

Posts relacionados