Indicadores de Qualidade

Infecção do Trato Urinário Associada à Sonda Vesical na UTI Adulto

A cateterização do trato urinário é uma prática muito comum em pacientes hospitalizados.
Esta cateterização consiste na introdução de um cateter (ou sonda vesical) pela uretra, que é mantido na bexiga, permitindo que a urina escoe para uma bolsa plástica coletora. Este dispositivo é utilizado em várias situações, especialmente quando há retenção de urina, necessidade de controle rigoroso do volume urinário, principalmente durante cirurgias de grande porte (cardíacas, urológicas, neurológicas etc.) ou em pacientes na unidade terapia intensiva (vítimas de grandes queimaduras, de acidentes etc.).

Densidade de incidência de ITU associada a cateter vesical na UTI adulto

Densidade de incidência de ITU associada a cateter vesical da UTI adulto do HIAE comparada a média agrupada NHSN (405 UTIs americanas)

Por que é importante medir este indicador?

A infecção do trato urinário é o tipo mais comum de infecção hospitalar, correspondendo a aproximadamente 30% das infecções que ocorrem nos hospitais e 80% delas estão relacionadas ao uso de cateter vesical.A presença do cateter auxilia no tratamento, mas propicia a multiplicação de microrganismos e consequente desenvolvimento de infecção.

O risco de desenvolver esta infecção é diretamente relacionado ao tempo de permanência do cateter, de tal forma que o risco de infecção aumenta à medida que aumenta o número de dias de uso deste dispositivo.

Como é feito o cálculo do indicador?

ITU = infecção do trato urinário
CV = cateter vesical
CV-dia = número de dias sob uso de cateter vesical durante o período observado

Como interpretar este indicador?

Quanto menor o resultado desse indicador, menos infecções urinárias estão acometendo os pacientes que utilizam cateter vesical na UTI- adulto.

Ações e comparações com outros hospitais

Para reduzir estas infecções o Einstein utiliza um pacote (kit) contendo todo o material necessário para a inserção destes cateteres e há uma padronização da técnica e dos cuidados. Há também um esforço de toda a equipe médica e de enfermagem para que somente se utilizem do cateterismo vesical os pacientes que realmente necessitam.

Precisa agendar? Clique aqui para encontrar um médico

Publicado em  


Compartilhe