Boas práticas

Acessibilidade

Acessibilidade abrange um amplo escopo de características. Garantir conteúdo acessível vai além de um texto compreensível. É preciso pensar nas capacidades físicas, mentais e intelectuais, sejam elas temporárias ou permanentes. Queremos que toda pessoa que use leitor de tela, navegação por teclado, interface Braille ou que possua qualquer nível de capacidade cognitiva tenha acesso ao nosso conteúdo.

No Brasil, a legislação determina o nível mínimo de acessibilidade necessário em um site ou plataforma. Por isso, enquanto escrevemos, devemos refletir sobre algumas questões:

  • A linguagem faria sentido para o seu público?
  • Qualquer potencial leitor conseguiria ler rapidamente e entenderia o texto?
  • Para uma pessoa que não enxerga cores, imagens ou vídeos, a mensagem ainda seria transmitida?
  • A marcação está clara e estruturada?
  • Funciona bem em dispositivos móveis com funcionalidades de acessibilidade ativos?

Use uma linguagem adequada

Prefira sentenças curtas, na ordem direta e escritas na voz ativa. Use palavras familiares ao seu público. Evite termos técnicos demais se não é do conhecimento do seu leitor. Faça um teste de usabilidade para ter certeza de que seu usuário compreende a mensagem. E evite ao máximo o uso de gírias, jargões e emojis.

Evite linguagem direcional

Evite instruções que exijam que o leitor visualize todo o layout para navegar pela página de um website ou tela de um aplicativo.

Use headers

Headers devem sempre ser aninhados e consecutivos. Não pule um nível sem qualquer motivo. Para ajudar no agrupamento de seções, verifique se o título da página é H1, se as seções de nível superior são H2 e assim por diante. Porém, evite excesso de aninhamento.

Use nomes descritivos

As palavras usadas nos títulos devem conter o que queremos passar. Em um formulário, pense se todos os campos são realmente necessários e quais são obrigatórios. Nomeie cada um deles de forma clara.

Use links descritivos

Os links devem fornecer informações sobre a ação ou o destino associado a eles. Evite usar “clique aqui” ou “saiba mais” sem contexto.

Evite scrolls gigantes

Scrolls longos são um problema para usuários com deficiência visual que dependem de leitores de tela e comandos do teclado. Eles têm dificuldade para navegar pela tela e procurar um conteúdo específico.

Verifique se a legenda está disponível

As legendas ou transcrições são fundamentais para usuários com deficiência auditiva. Assim, garanta que estejam disponíveis em todos os vídeos. Além disso, o conteúdo presente nos vídeos também deve estar disponível em outros formatos.

Esteja atento aos elementos visuais

Procure colocar alto contraste entre a fonte e a cor de fundo. As imagens não devem ser o único método de comunicação porque às vezes podem não ser carregadas ou vistas. Avalie se é necessário usar imagens quando as mesmas informações puderem ser comunicadas por escrito.

Use equivalentes textuais para imagens

Texto alternativo e #ParaTodosVerem
O texto alternativo (alt text ou tag alt) é o jeito mais básico de descrever uma imagem. Ele deve ser incluído em todas as imagens, exceto naquelas meramente decorativas ou que não ajudam a compor um conteúdo. As pessoas que não enxergam uma imagem devem ter as mesmas informações daquelas que enxergam. Seja foto, ilustração, diagrama, gráfico ou qualquer outro tipo de imagem, descreva com o detalhamento necessário para um bom entendimento. É uma boa prática usar legendas padrão seguido de #ParaTodosVerem.

Tooltip

Texto que aparece quando você passa o mouse sobre a imagem. Esse tipo de descrição não tem limite de caracteres.

Longdesc

Quando você tem uma imagem complexa que não pode ser totalmente descrita por meio de título ou texto alternativo, pense em usar o atributo longdesc. Ele relaciona a imagem a uma descrição mais detalhada dentro de outra página HTML.

Pessoas

Toda comunicação envolve pessoas. Por isso, devemos ter cuidado redobrado ao escrever sobre elas, visando sempre uma abordagem inclusiva e respeitosa. Para ajudar você nessa jornada, vamos a algumas dicas:

Usuário

De preferência, trate apenas pelo nome e evite a formalidade da palavra “senhor” ou “senhora” e suas formas abreviadas. Queremos trazer o lado pessoal à interação e nos aproximar do usuário. Mas se atente com quem está falando. Médicos já estão acostumados a serem tratados com “doutor”. Por isso, essa forma de tratamento já é habitual em comunicações dirigidas a esse público.

Evite linguagem direcional

Evite instruções que exijam que o leitor visualize todo o layout para navegar pela página de um website ou tela de um aplicativo.

Gênero e sexualidade

Não faça distinção de uma pessoa por gênero ou sexualidade. Logo, evite fazer qualquer referência textual que distinga um ser humano do outro. Use alternativas neutras que incluam os usuários de modo mais amplo e genérico. Dê preferência aos termos comuns de dois gêneros, como “paciente” (um mesmo substantivo serve para o gênero feminino e masculino). Se achar necessário, use a forma plural masculina, que, segundo a norma culta da língua portuguesa, abrange ambos os gêneros.

Deficiências físicas, mentais ou intelectuais

Em nossa comunicação, o foco é a pessoa, e não suas limitações físicas, mentais ou intelectuais. Não se deve especificar nenhuma dessas condições ao falar com alguém. Assim, palavras como “vítima” e “deficiente” devem ser evitadas. Contudo, em um conteúdo mais técnico e especializado, pode ser necessário o uso de palavras que diferenciem uma patologia de outra. Nesse caso, o foco não é mais a pessoa, e sim o assunto médico.

Idade

Não faça qualquer referência à idade de ninguém. Se for relevante para a comunicação, essa informação deverá ser escrita entre vírgulas. Também não use palavras como “jovem”, “novo”, “idoso”, “velho”. Cada indivíduo é único e, sempre que possível, devemos nos referir à pessoa pelo nome.

Estilo

Nossa comunicação pretende aproximar o público da nossa marca, da nossa essência. Palavras compõem uma frase; frases compõem um parágrafo. E tudo isso cria um sentido dentro de um contexto. Assim, um texto bem-escrito, claro, conciso e consistente, é um facilitador para uma boa experiência.

Apresentamos aqui o nosso estilo gramatical, que se aplica a todo o conteúdo. Vamos ajudar você a escrever seguindo as normas da língua portuguesa.

Mensagem

Facilite a vida do seu leitor. Crie uma hierarquia de informações. Organize o conteúdo em sentenças, parágrafos, seções e páginas. Proporcione uma leitura fluida, agrupando ideias relacionadas, evitando longos blocos de texto e usando cabeçalhos e subtítulos descritivos.

Clareza e concisão

Use o mínimo de palavras possível sem perder o significado e pense nas ações que o usuário deve executar para atingir um objetivo. Prefira frases curtas, objetivas e diretas. Evite linguagem vaga e rebuscada. Sempre releia o que escreveu e veja se está compreensível ao perfil do seu público.

Consistência

Não use termos diferentes para a mesma finalidade. Isso inclui textos de interface do seu produto ou plataforma. Mantenha coerência ao seguir padrões já conhecidos pelo usuário, mas não repita palavras à toa se essa repetição prejudicar a comunicação.

Positividade e simplicidade

Abreviação é a redução ou omissão fonética de parte da palavra. Tome cuidado ao escrever abreviações, pois pode ser inadequado ao perfil do seu público. Veja algumas de uso comum:

app – aplicativo fone – telefone foto – fotografia micro – microcomputador quilo – quilograma

Abreviatura

Abreviatura é a redução de uma palavra a algumas letras ou sílabas, geralmente iniciais. Elas são bem úteis para compor uma escrita breve e para economizar espaço. Listamos aqui algumas mais utilizadas em nosso dia a dia.

Meses

jan – janeiro
fev – fevereiro
mar – março
abr – abril
maio – maio
jun – junho
jul – julho
ago – agosto
set – setembro
out – outubro
nov – novembro
dez – dezembro

Unidades

cm — centímetro(s)
g — grama(s)
h — hora(s)
kg — quilograma(s)
km — quilômetro(s)
l — litro(s)
m — metro(s)
mg — miligrama(s)
min — minuto(s)
ml — mililitro(s)
mm — milímetro(s)
R$ — Real
s — segundo(s) (de tempo)

Palavras de tratamento

dr. — doutor
dra. — doutora
dras. — doutoras
drs. — doutores
sr. — senhor
sra. — senhora
sras. — senhoras
srs. — senhores

Outros

ex. — exemplo(s)
fem. — feminino
obs. — observação
pág. — página
págs. — páginas
tel. — telefone

Capitalização

É o processo de escrita com letra maiúscula. Em tipografia, é conhecido como caixa-alta e segue algumas regras adaptadas ao nosso cenário.

Clareza e concisão

Use o mínimo de palavras possível sem perder o significado e pense nas ações que o usuário deve executar para atingir um objetivo. Prefira frases curtas, objetivas e diretas. Evite linguagem vaga e rebuscada. Sempre releia o que escreveu e veja se está compreensível ao perfil do seu público.

Cargos e áreas

Nomes de cargos ou funções são escritos com todas as letras minúsculas, a não ser que seja a primeira palavra da frase, caso em que a letra inicial é maiúscula. Se o nome corresponder a alguma área ou departamento, as letras iniciais de cada palavra são escritas em maiúscula, menos os termos de ligação, como “de”, “da”, “do”, “a”.

Analista de marketing
Marketing Digital
Analista de sistemas há 10 anos, José foi promovido ontem.

Cidades, estados, países

Nomes de cidades, estados e países são escritos com a primeira letra maiúscula.

São Paulo
Minas Gerais
Brasil

E-mail, URL, website

Endereços de e-mail, URL ou website são sempre escritos com todas as letras minúsculas.

usuario@inovacaoeinstein.com.br
www.einstein.br

Festividades e eventos

Datas comemorativas, feriados e eventos são escritos com as letras iniciais maiúsculas.

Corpus Christi
Dia do Médico
Congresso de Neurologia

Frases

Todo início de frase é escrito com a primeira letra maiúscula e as demais palavras em minúscula. É um jeito casual e amigável de se comunicar, mais parecido com uma conversa humana. Em um fluxo conversacional, não escreva palavras aleatórias ou frases inteiras em maiúsculo. Dependendo da situação, pode soar agressivo.

A primeira letra da primeira palavra da frase é em maiúsculo.

Instituições e entidades

Nomes de instituições, públicas ou privadas, e entidades são escritos com as letras iniciais maiúsculas.

Hospital Israelita Albert Einstein
Organização Mundial da Saúde

Nomes próprios

Nomes, sobrenomes e apelidos são escritos com as letras iniciais maiúsculas. Mas a palavra que o antecede não, a menos que esteja no início de frase.

Ana Maria
João da Silva Santos

Siglas e símbolos

Siglas com até 3 letras são escritas totalmente em maiúsculo. Em geral, nas siglas com 4 letras ou mais, somente a primeira é maiúscula e o restante é minúsculo. Use siglas já conhecidas para facilitar o entendimento do texto.

OMS
Cremesp

Einstein

Antes de sermos uma instituição de saúde, somos uma sociedade beneficente. Dependendo do tipo de comunicação e da abordagem que queira adotar, você pode utilizar diferentes termos para se referir a nós.

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Hospital Israelita Albert Einstein
Einstein


De qualquer maneira, ao se dirigir ao seu público, escreva as ações na primeira pessoa do plural (nós). É um tratamento mais pessoal e inclusivo, pois mostra que somos uma equipe, um time e não fazemos nada sozinhos. Agregar toque humano à interação faz toda a diferença!

Contração

Contração é a união de duas palavras de classes diferentes que formam uma terceira palavra. Usar contrações aproxima o conteúdo escrito da linguagem falada e isso pode engajar o seu usuário. Entretanto, veja se o tipo de comunicação e o perfil de seu público se encaixam nesse modelo de escrita.

Estrangeirismo

Estrangeirismo é um fenômeno linguístico que introduz palavras originárias de outros idiomas na língua nativa. Em nossas comunicações externas, priorizamos o uso de palavras em português em vez de equivalentes em inglês. Verifique se é possível optar por uma expressão em língua portuguesa e passar a mensagem adequada.

Às vezes não conseguimos o mesmo resultado com uma palavra nativa, pois o leitor pode estar mais acostumado com a leitura e o significado em inglês. Muitos termos técnicos estão tão incorporados no dia a dia que não precisam de tradução. Traduzi-los, aliás, pode até confundir mais o seu leitor.

Formatação

Uma formatação adequada ajuda a criar conteúdo escaneável e possibilita uma leitura fluida e dinâmica. Não exagere na dose, pois o excesso de formatação atrapalha a mensagem. Nunca use formatações combinadas de negrito, itálico, sublinhado e letras maiúsculas ao mesmo tempo. E veja se é válido incluir informações em lista para facilitar a leitura.

Negrito

Evite formatar uma frase inteira em negrito. Destaque somente as palavras-chave do texto.

Itálico

Use itálico para indicar um link quando a expressão tiver no meio de uma frase.

Sublinhado

Evite sublinhar qualquer trecho de nosso conteúdo.

Espaçamento

Deixe apenas um espaço entre palavras e frases. Formate os parágrafos com espaçamento duplo e sem recuo.

Alinhamento

Em um texto corrido, alinhe tudo à esquerda. Em componentes, verifique o tipo e alinhe o texto de acordo com o padrão de cada um. Se tiver dúvidas, você pode consultar o guia de componentes do nosso design system.

Lista

Listas poupam esforço de leitura e facilitam o entendimento por meio de informações objetivas.

Gerúndio

Gerúndio é uma forma verbal que indica continuidade de uma ação, algo que está em andamento e não foi finalizado. É correto empregar gerúndio se quiser dar essa ideia.

O gerundismo, por outro lado, é um vício de linguagem e nunca deve ser usado. Além de estar em desacordo com as normas gramaticais, ele atrapalha a compreensão pelo emprego de 3 verbos consecutivos que pretendem dar ideia de continuidade no futuro.

Número

Algarismo

Escrevemos os números na forma de algarismos para facilitar a leitura e economizar caracteres.

Passo 3 de 5
4 etapas

Extenso

Escrevemos os números de zero a nove por extenso e, a partir de dez, em algarismos. Isso vale para textos longos e densos que não são meras instruções.

Contratamos nove especialistas em oncologia
Em 15 dias teremos novas previsões

Milhar

Escrevemos os números a partir de mil acompanhados de ponto para separar cada milhar. Para números muito grandes colocamos algarismos seguidos da palavra por extenso.

100.000 pacientes
123 milhões de contaminados

Data

Quando as datas estão em extenso, os meses são escritos sempre em letras minúsculas, a não ser que estejam no início da frase.

Abreviamos os dias da semana e os meses se o espaço for reduzido e se isso facilitar a usabilidade. Ao utilizar algarismos, separamos dia (00), mês (00) e ano (0000) com barra (/) e colocamos zero antes do dia e do mês. Escrevemos o primeiro dia do mês em ordinal e os demais em cardinal.

25 de janeiro de 2020
1º de abril de 1980
03/08/1985
27/05/1994
Janeiro passado, fiz meu check-up.

Década

Abreviamos décadas quando nos referimos aos últimos 100 anos. Décadas de mais de 100 anos atrás, somos mais específicos.

Anos 70
Os anos 1800

Decimal e fração

Um mesmo número pode ser representado graficamente como decimal ou fração. Opte por um ou outro conforme a necessidade. Use vírgula para separar a casa decimal e barra para frações.

0,5
1/2

Dinheiro

Valores em dinheiro são escritos em moeda brasileira (R$) com um espaço entre o símbolo e o numeral. Reais e centavos são separados por vírgulas.

R$ 100,50

Horário

Escrevemos horários no formato 24h, com numerais de 0 a 23, acompanhados da letra “h” minúscula e sem espaço entre o último algarismo e a letra. Esse padrão facilita a leitura e permite diferenciar os períodos matutino, diurno e noturno sem confusão. Se precisar inserir minutos, eles vêm depois do “h” sem a abreviatura “min”. Para indicar um horário ou período de tempo, colocamos “às” entre os horários.

20h
13h30
8h - 12h

Intervalo

Use hífen ou traço para indicar um período ou intervalo de números.

0 - 10

Porcentagem

Sempre usamos o símbolo % em vez de escrever por cento.

75%

Telefone

Um contato telefônico é composto pelo código de área entre parênteses, seguido de espaço, e número do telefone (celular ou fixo) divididos por hífen. Opcionalmente, pode-se incluir o código do país antecedido pelo símbolo +. Nos contatos 0800, use espaço para separar o prefixo dos outros dígitos, sem hífen.

(11) 90123-4567
+55 (11) 90123-4567
0800 123 4567

Temperatura

Use o numeral em algarismo, seguido do símbolo de grau e a abreviação maiúscula de Celsius (ºC), com espaço entre os dígitos e a unidade de temperatura.

36 ºC

Aspas ( " ")

Usamos aspas em palavras que não estão em sentido literal, em títulos, textos completos ou trechos de texto de terceiros e citações diretas.

"Penso, logo existo", postulou Descartes.

Usamos aspas simples somente dentro das aspas duplas. E sempre que as aspas são abertas, elas devem ser fechadas.

"A patologia denominada 'acantose' é uma caracterizada por manchas escuras."

A pontuação segue a seguinte lógica: se fizer parte da citação, devem ficar dentro das aspas. Caso contrário, permanecem fora das aspas.

Dois-pontos ( : )

Usamos dois-pontos antes de uma lista com itens, para unir frases relacionadas ou para enfatizar que uma informação muito importante vem a seguir. Se uma frase completa seguir os dois-pontos, coloque a primeira letra em maiúscula.

Especialidades disponíveis: cardiologia, clínica geral, dermatologia, geriatria, hematologia e psiquiatria.

“E” comercial ( & )

Não use & comercial, a menos que faça parte do nome de uma empresa ou marca.

Ben & Jerry's

Hífen ou traço ( - ou – )

Use hífen sem espaços em palavras compostas ou expressões que são grafadas dessa maneira.

Bem-estar é cuidar de você.

Use hífen para juntar verbo e pronome contraído.

Vamos avisá-lo na véspera.

Use traço para indicar intervalos ou períodos de unidades de medida.

0 - 100 ml

Parênteses ( ( ) )

Para adicionar informações complementares, sempre com espaço entre os parênteses.

Burnout (síndrome do esgotamento profissional)

Ponto de exclamação ( ! )

Usamos ponto de exclamação para enfatizar uma ação ou expressar emoção. Mas não exagere na dose. Nunca usamos mais de um ponto. Evitamos o uso em mensagens de falha ou alerta. Em caso de dúvida, não use.

Código enviado!

Ponto de interrogação ( ? )

Usamos ponto de interrogação para sinalizar perguntas. Nunca use mais de um. E não use os pontos de interrogação e exclamação juntos.

Qual é o seu nome?

Ponto-e-vírgula ( ; )

Ponto-e-vírgula são usados para separar períodos maiores. Se a sentença for longa e complexa, prefira o ponto-final e divida em frases menores. Não use ponto-e-vírgula para separar itens de uma lista.

Participamos do Congresso de Pediatria, Hebiatria e Psicologia durante Isolamento Social; assistimos a todas as palestras sobre comportamento infantil em tempos de pandemia.

Ponto-final ( . )

O ponto-final é usado para indicar o término de uma frase. Nunca use ponto final em títulos ou botões.

Uso ponto-final ao final das frases.

Reticências ( … )

Costumamos usar reticências para passar sentimento de hesitação ou de frustração. Elas indicam também que a mensagem foi interrompida antes de se chegar ao final do pensamento. As reticências entre parênteses apontam que há omissão de trechos em uma citação. Em nossa comunicação as reticências quase nunca aparecem. Por isso, use com moderação.

Processando informação... Horários alternativos (...) e clínicas fechadas.

Vírgula ( , )

Usamos vírgula para enumerar itens dentro de uma frase.

Tomei vacina de sarampo, poliomielite, tétano, hepatite, meningite e varicela.

Para separar diferentes frases dentro de uma sentença ou período maior. Isso torna a leitura fluida e natural. Soa como uma pausa ou respiro.

Participamos do Congresso de Imunologia, assistimos a todas as palestras, fizemos um passeio pela cidade e voltamos para casa.

Para separar o vocativo, termo que chama ou invoca algo ou alguém.

Olá, João Bem-vinda, dra. Ana

Sigla

Sigla é um tipo de abreviatura formado pelas letras iniciais de palavras. Representa, sobretudo, nomes de instituições. Faça a referência entre parênteses, logo após a primeira aparição da expressão completa. Se estiver no mesmo contexto, nas demais vezes use somente a sigla.

SBIBAE — Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
ONU — Organização das Nações Unidas
OMS — Organização Mundial da Saúde
CFM — Conselho Federal de Medicina
CRM — Conselho Regional de Medicina
Cremesp — Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Temos também as siglas dos estados brasileiros:

PB — Paraíba
PR — Paraná
PE — Pernambuco
PI — Piauí
RN — Rio Grande do Norte
RS — Rio Grande do Sul
RJ — Rio de Janeiro
RO — Rondônia
RR — Roraima
SC — Santa Catarina
SP — São Paulo
SE — Sergipe
TO — Tocantins

Voz ativa e voz passiva

Na voz ativa, o sujeito da frase pratica a ação. Na voz passiva, ele recebe a ação. Prefira a voz ativa e evite a passiva. Para identificar se está escrevendo na voz passiva, busque palavras como “foi” e “por”. Se não precisar dar a ideia de que recebe a ação, reescreva na voz ativa, em ordem direta, objetiva e clara. Mas se quiser enfatizar a ação, opte pela voz passiva.

Voz ativa

O sujeito ativo executa a ação.
O enfermeiro fez o curativo.

Voz passiva

O sujeito paciente recebe a ação.
O curativo foi feito pelo enfermeiro.

Ortografia

Aqui você encontra uma lista de palavras que podem causar dúvida em relação à grafia e ao uso correto. Outra lista com termos a serem evitados por fugirem ao nosso estilo de linguagem e distorcerem a nossa personalidade. E, por fim, uma terceira lista com expressões que são incentivadas e muito bem-vindas por trazerem a ideia de quem nós realmente somos. Na hora de escrever, tenha certeza de que está utilizando essas palavras de acordo com as regras gramaticais e normas da língua portuguesa.

A partir: nunca com crase

Lançamento a partir de 2020
Mensalidade a partir de R$ 100,00

À vista: sempre com crase

Valor à vista ou parcelado
Pagamento à vista

Aonde: apenas para indicar lugar com ideia de algo em movimento

Aonde você foi?
Não sei aonde íamos.

Aplicativo: primeira letra maiúscula somente quando estiver no início de frase

Atualize o seu aplicativo
Aplicativo desatualizado
Baixe o nosso app
App com nova versão

Através: apenas para dar ideia de algo que atravessa

A luz entra através do vidro
A paisagem é vista através da janela

Bluetooth: sempre com a primeira letra maiúscula, pois é o nome de uma tecnologia

Tecnologia Bluetooth
Suporte a Bluetooth

Bem-estar: sempre com hífen e letras minúsculas, a não ser que esteja no início de frase

Cuidamos do seu bem-estar
Bem-estar é cuidar de você

Bem-vindo(a): sempre com hífen e letras minúsculas, a não ser que esteja no início de frase

Você é bem-vindo aqui
Bem-vinda, dra. Ana Maria
Boas-vindas, dr. Carlos
Desejamos boas-vindas a você

Check-in: sempre com hífen e letras minúsculas, a não ser que esteja no início de frase ou seja nome de uma funcionalidade

Faça check-in pelo aplicativo
Check-in disponível

Check-up: sempre com hífen e letras Maiúsculas, com Einstein precedendo a palavra Check-Up

Faça seu Check-Up Einstein anual
Check-Up Einstein

CNPJ: sempre com todas as letras maiúsculas, pois é uma sigla

Digite o CNPJ
CNPJ da empresa

CPF: sempre com todas as letras maiúsculas, pois é uma sigla

Digite seu CPF
CPF do usuário

CRM: sempre com todas as letras maiúsculas, pois é uma sigla

Digite seu CRM
CRM inválido

Dia a dia: sempre sem hífen e letras minúsculas, a não ser que esteja no início de frase

Exercícios do dia a dia
Dia a dia no hospital

E-mail: sempre com hífen e letras minúsculas, a não ser que esteja no início de frase

Cadastre seu e-mail
E-mail do usuário

Facebook: sempre com a primeira letra maiúscula, pois é o nome de uma mídia social

Entre com Facebook
Faça login com Facebook

Hashtag (#): todas as primeiras letras das palavras maiúsculas, para facilitar a leitura e entendimento do texto

#ParaTodosVerem
#CooperarParaControlar

Homepage: primeira letra maiúscula somente quando estiver no início de frase

Acesse nossa homepage
Homepage do hospital

Resumo

Por fim, reveja a peça pensando se:

Quem está lendo vai conseguir entender/se identificar com o que estou falando?

Trouxe informação relevante e verdadeira?

Escrevi da forma mais clara e útil possível?

Pensei na hierarquia de informação, sem dar preguiça de ler?

Mostrei empatia e tratei quem está do outro lado de forma humana e respeitosa?

Mostrei nossa amplitude, nossa vontade de fazer mais pela sociedade, construindo a medicina do futuro?

© 2022 Brandbook Hospital Albert Einstein — Desenvolvido por Marcas Com SAL

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