Apesar de a síndrome de Down ser mais conhecida, existem cerca de 60 tipos diferentes de síndromes genéticas que atingem cerca de 0.7% dos bebês. Todas elas possuem em comum o fato de serem causadas por alterações cromossômicas, mas podem gerar sintomas bem diferentes entre si. Mais comum do que a síndrome de Down, o transtorno do espectro autista (TEA) afeta cinco em cada mil crianças e também possui forte componente genético.
O Microarray é apontado como uma ferramenta eficiente para estudo de crianças e adultos com suspeitas de síndromes genéticas. Ele é um exame, realizado pela Genomika Einstein, capaz de detectar as alterações genéticas.
“O teste permitirá que, a partir de dados personalizados, os pais ganhem tempo e a oportunidade de antecipar o planejamento dos cuidados especiais e o tratamento mais adequado para a criança”, destaca João Bosco Oliveira, fundador da Genomika Einstein. O exame é realizado a partir de amostra de sangue ou saliva do paciente.




