O que é displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ)?
A displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ) é uma alteração na formação da articulação do quadril em que a cabeça do fêmur (esfera que fica na parte superior do osso) não é mantida com firmeza em seu encaixe no osso da bacia. Isso pode ocorrer porque os ligamentos e a cápsula da articulação do quadril, devido a uma grande elasticidade, não conseguem manter o quadril encaixado.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!
O grau de frouxidão do quadril, ou instabilidade, é variável. Em algumas crianças, logo após o nascimento há uma leve instabilidade, ou seja, há uma tendência para o desencaixe da cabeça do fêmur. Em outras, ocorre o deslocamento completo da articulação, perdendo-se o contato entre o fêmur e a bacia. Existem também casos em que a cabeça do fêmur vai se afastando progressivamente à medida que a criança cresce e se torna mais ativa.
Já no primeiro exame do recém-nascido e em todas as avaliações do pediatra, as articulações do quadril devem ser testadas à procura dos sinais de instabilidade. Quando a instabilidade é detectada ao nascimento, a correção é realizada e o resultado em geral é muito bom. No entanto, quando o quadril não estiver deslocado ao nascer ou se o deslocamento só for percebido quando a criança começar a andar, os resultados já não são tão favoráveis.
Nos casos em que a DDQ não é tratada pode ocorrer dor e desgaste articular na idade adulta. Além disso, haverá diferença de comprimento entre as pernas e a maneira de andar será com maior oscilação do corpo, lembrando a “marcha de pato”, com significativa perda de agilidade. Quando o tratamento é feito com sucesso (e quanto mais cedo melhor) as crianças recuperam a função normal da articulação do quadril.
Sintomas de DDQ
É importante ressaltar que alguns bebês nascem com um quadril deslocado sem nenhum sinal externo. O pediatra deve ser alertado caso seu bebê apresente:
- Menor mobilidade ou flexibilidade de um dos quadris (dificuldade para a abertura das pernas, em geral observada nas trocas de fraldas);
- Pernas de comprimentos diferentes;
- Alteração no andar do tipo mancar ou marcha na ponta de apenas um dos pés;
- Dobras de pele assimétricas na coxa.








